A jovem Beatriz Queiroz, de 18 anos, chegou no Colégio Central da Bahia, no bairro de Nazaré, às 12h30 para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (10/11). Mesmo indo cedo, com 30 minutos antes do fechamento dos portões, ela não conseguiu realizar a prova porque esqueceu o documento de identidade. Sem o documento, a entrada dela não foi permitida!!
“Estudei tanto, por três anos, mas minha mãe não chegou a tempo”, contou Beatriz emocionada e triste;
O sonho de Beatriz é cursar medicina. A família, que atua na área da saúde, é a inspiração para ela. E ainda conta: “Eu amo a área da saúde. Sempre que alguém se machucava no colégio, era a mim que chamavam”, relembrou com orgulho, mas confirmou que vai tentar novamente no ano vem.

Enquanto esperava na porta do colégio, Beatriz manteve a expectativa de que sua mãe pudesse trazer a identidade antes de fechar os portões da escola. No entanto, a mãe só chegou às 13h09, pouco depois dos portões terem sido fechados. Mesmo diante da situação, ela consolou a filha, afirmando: “Deus sabe de todas as coisas”.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
O segundo dia do Enem, que reúne candidatos de todo o país, contou com a participação de 376.352 inscritos na Bahia, que é o terceiro maior número do Brasil apenas átras de São Paulo (645.849) e Minas Gerais (393.007).
Este Enem sempre deixa o que falar com respeito a atrasos ou imprevistos. O Coruja News publicou esta semana sobre uma jovem que ficou presa no elevador antes de fazer a prova. VEJA O ARTIGO COMPLETO CLICANDO AQUI.
Apesar dos habituais atrasos, a maior parte dos estudantes conseguiram ir as salas para fazer as provas. Nos minutos que antecederam o início do exame, muitos deles receberam apoio dos pais e amigos. Alguns também aproveitaram para revisar os conteúdos que estudaram durante o ano. Pedro Henrique de Andrade, por exemplo, diz que se for aprovado, vai cursar fisioterapia na Universidade de São Paulo (USP) e confirmou que está muito tranquilo para fazer a avaliação. “Nesta semana, tivemos bastante simulados na escola e eu me dei bem. Essas provas ajudam a entender como será para valer”, garantiu o candidato.
Neste domingo, os candidatos devem responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia).
Os portões abriram às 12h e foram fechados às 13h. O início das provas aconteceu às 13h30, com término previsto para 18h30. Sempre é recomendado ir cedo por causa de imprevisto.
Estudantes podem usar as notas do Enem nos seguintes programas:
- Financiamento Estudantil (Fies);
- Enem Portugal;
- Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Compartilhe