Um idoso de 89 anos foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros após ser atacado por abelhas enquanto trabalhava em uma propriedade rural, no povoado de Barrocão, na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.
Na segunda-feira (11), o senhor Otacílio Gomes da Rocha, um homem que há décadas convive com a natureza, precisou ser socorrido após o ataque, permanecendo internado no Hospital do Oeste para observação e cuidados médicos. Outros dois homens que tentaram ajudar também foram alvos das abelhas e, apesar de terem conseguido fugir, um deles, Ueliton Gomes de Souza, precisou de atendimento médico.
Até o momento deste artigo, o estado de saúde dele não foi divulgado.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
O resgate de Otacílio Gomes foi feito por equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, que usaram roupas especiais para o manejo de abelhas.

O Corpo de Bombeiros recomenda que caso alguém veja uma pessoa sendo atacada por abelhas, se afastem da situação e o acionem imediatamente a corporação. Esse tipo de equipamento é essencial para garantir a segurança dos socorristas e permitir um manejo cuidadoso das abelhas, reduzindo o risco tanto para os humanos quanto para os próprios insetos.
Os bombeiros são treinados para o atendimento de ataque de abelhas.
Veja também: Abelhas atacam abrigo em Goiânia e matam seis cachorros
O que você deve fazer se ver enxame de abelhas?
As abelhas, apesar de serem fundamentais para a polinização e o equilíbrio ambiental, podem representar um grande perigo quando se sentem ameaçadas.
Se alguém for atacado por abelhas, o recomendado é sair do local rapidamente! Correr… ou se tiver um rio ou praia perto você pode mergulhar. Mas se não tiver essa opção cubra o rosto para proteger olhos e vias respiratórias. Não tente espantar as abelhas com as mãos, pois as irrita. Procure abrigo em um local fechado, como um carro ou prédio.
Em situações de ataque, a recomendação do Corpo de Bombeiros é clara: se afastar o máximo possível e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, que tem equipamentos específicos e treinamento adequado para lidar com essa situação.
Compartilhe