Locadora de videogames no Ceará dar ‘vale’ para alunos que tiram boas notas para jogarem de graça

Em Frecheirinha, no interior do Ceará, virou tradição crianças e adolescentes frequentarem cotidianamente a Railander Games, uma locadora de videogames criada por Vicente da Silva, 51 anos. Por apenas R$ 5 a hora, os jovens têm acesso a consoles modernos como Xbox Series S e PlayStation 5. No entanto, o maior atrativo do local é o acesso a esses jogos gratuitamente. Para isso, basta que os jovens demonstrem um bom desempenho na escola, comprovado por meio de um “Vale Games”, um documento assinado por professores ou diretores atestando a frequência e dedicação nas aulas.

“O videogame usado da maneira correta faz muito bem às crianças. Elas se dedicam mais à escola para não perder a chance de jogar,” comenta Silva, conhecido localmente como Railander dos Teclados, pois também presta serviços como músico em bares.

Para garantir que o projeto desse certo, Vicente foi até as seis escolas do município e pediu para que os professores emitissem “cartas de autorização”. Elas confirmaram o bom desempenho escolar de cada estudante que se interessasse em ganhar uma hora gratuita na locadora. 

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

“Eu não queria que minha locadora fosse um motivo para atrapalhar nos estudos dos garotos, aqui a gente até começa às cinco da tarde que é para que eles não faltem aula na escola para jogar… Tudo foi pensado com cautela…”, diz Vicente.

Um console novo pode custar mais de R$ 4 mil, o que muitos jovens não podem ter por conta da condição financeira. O musico abriu a locadora, em 2019, buscando obter renda extra para a família.

A ideia de oferecer o benefício gratuito surgiu em maio deste ano, quando Vicente notou que algumas crianças deixavam de frequentar a locadora por falta de dinheiro. “Percebi que muitas crianças daqui vinham perguntar o preço dava meia volta e iam embora, pois não tinham condições de jogar. Foi aí que ele decidiu lançar uma campanha nas redes sociais, convidando seus seguidores a patrocinar horas de jogo para a crianças mais carentes. A resposta foi positiva, permitindo que ele oferecesse o benefício sem comprometer a renda do negócio. Por incrível que pareça, ele recebe incentivo até de pessoas do Japão, Australia, mas as pessoas cobram que ele vá até as escolas para fiscalizar se os jovens estão realmente estudando.

“Teve um caso interessante de um menino que vinha aqui todos os dias jogar, ele me enganou dizendo que ele estava estudando. Um dia, a diretora da escola o viu aqui e avisou que ele estava fora das aulas havia três meses. Suspendemos o acesso dele até que ele voltasse a estudar até que trouxesse a declaração,” comenta Silva. Atualmente, o jovem está de volta às aulas e cumpre o acordo para ter acesso aos “Vale Games”. Olha que incentivo –

Além das horas de jogo, a Railander Games estabeleceu parcerias com padarias locais, oferecendo um lanche para as crianças contempladas. Assim, além de se divertir, os jovens ganham um apoio nutritivo, reforçando ainda mais a experiência.

Hoje, ele busca de dar essa experiência para a nova geração. “Em Frecheirinha, não havia mais nada parecido, então decidi trazer de volta essa tradição,” conclui o empreendedor.

Apaixonado por videogames desde os tempos de Atari e Mega Drive, Vicente trouxe um espaço único e incentivador para os jovens. Sua locadora não é apenas um lugar para jogar; é um ambiente de incentivo.

Outro assunto que podemos pontuar é que esses jogos tiram os jovens da rua e da violência. Uma ótima iniciativa!

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!