Clínica está fazendo exames de graça para pacientes com gordura no fígado

Uma clínica de Salvador está oferecendo exames de graça para pessoas diagnosticadas com doença gordurosa do fígado associada a síndromes metabólicas.

A oportunidade faz parte de um projeto de pesquisa da Clínica Matteoni, com 30 vagas para quem deseja participar e colaborar com o estudo. A iniciativa visa validar uma nova técnica para quantificar a gordura no fígado, chamada Ultrasound Fat Fraction, que busca melhorar a precisão do diagnóstico e acompanhamento dessa condição.

Como participar do projeto?

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para administracao@clinicamatteoni.com.br ou entrar em contato pelo telefone (71) 9 9984-6410. Mas é importante estar atento a alguns pré-requisitos:

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

  • Ter em mãos um pedido médico;
  • Não apresentar histórico de alcoolismo ou hepatite B, C ou autoimune;
  • Ter resultados de exames laboratoriais feitos nos últimos seis meses. Esses exames incluem bilirrubina total, albumina, tempo de protrombina, plaquetas, fosfatase alcalina, creatinina, ALT, AST e GGT.

A gordura no fígado ocorre de hábitos de vida e condições metabólicas, como alimentação rica em gorduras e açúcares, sedentarismo e consumo excessivo de álcool. Quando não tratada, ela pode progredir para doenças mais graves, como fibrose e até mesmo a cirrose. Assim, pessoas com essas condições precisam ficar atentas e realizar exames regularmente para monitorar a saúde do fígado.

O projeto da Clínica Matteoni tem como foco validar a Ultrasound Fat Fraction, uma técnica moderna para medir o nível de gordura hepática do paciente. Esse método é feito através de ultrassom, ressonância magnética e elastografia, uma técnica que mede a rigidez do fígado e auxilia na identificação de fibrose.

Essa técnica é importante porque exames de imagem convencionais, como o ultrassom comum, conseguem detectar a gordura, mas não a quantificam de maneira precisa. Com a Ultrasound Fat Fraction, os médicos podem não só identificar a presença de gordura, mas também monitorar sua evolução ao longo do tempo, que oferecerá um acompanhamento mais detalhado para os pacientes. Isso significa que os médicos podem detectar precocemente qualquer aumento ou diminuição na gordura do fígado, ajustando tratamentos e orientações de acordo com a necessidade de cada paciente.

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!