Edgar Villar veio do Peru para o Brasil a procura de emprego. Isso ocorreu no início dos anos 2000, quando ele com determinação e garra vendeu brincos e bijuterias, e depois com 23 anos começou a produzir marmitas de comida peruana, na rua 25 de março, em São Paulo.
Ele começou vendendo quentinhas, e 20 anos depois, o empreendedor, de 43 anos, é dono do Rinconcito Peruano, rede que tem 11 unidades, na Região Metropolitana de São Paulo, e faturou R$ 6,6 milhões em 2023.
O primeiro restaurante de Villar foi aberto no bairro de Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, em 2004 com os R$ 10 mil que tinha juntado das vendas de bijuterias e muitas economias. Foi um lugar bem simples;
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Negócio futuro
“Na época eu vendia cada marmita por 3,00 reais. Não ganhava dinheiro porque tinha que pagar algumas dívidas que tinha feito para abrir a empresa. Ah, também devo lembrar que eu não tinha panelas, eu peguei emprestadas e eu decidi abrir a loja porque cozinhava no meu apartamento. Meu síndico não aprovava e até fechava a água para eu não cozinhar. Mesmo com tudo isso, eu sabia que ali seria meu restaurante”, afirma Edgar.
Veja também: Eva Mendes troca Hollywood por empreendedorismo em produtos de limpeza
Veja também: SEBRAE: Saiba como funcionam os empréstimos para MEI
O estabelecimento foi crescendo, e antes era 30 metros quadrado, hoje tem 350 metros quadrados. Quatro anos depois, a demanda foi crescendo e a loja ficando cheia, ele teve que inaugurar a segunda unidade e hoje tem 11 restaurantes. Atualmente, a rede fatura em torno de R$ 6 milhões, sendo que 15% vem do delivery e cada unidade fatura entre R$ 50 mil e R$ 60 mil no mês.

Os clientes, que antes eram imigrantes, hoje são do Brasil também, acabou se diversificando a clientela. Com drinques, ceviches e anticuchos, para se destacar, o chef utiliza insumos artesanais derivados de produtores locais.
“Depois de 20 anos, consegui entender o gosto do brasileiro e assim, por que minha comida é peruana, mas como estou no Brasil preciso dosar a especiarias ao gosto local e assim consegui ter sucesso com todo o público”, diz Villar.
Durante a pandemia, como todas as empresas do mundo, o chef chegou a fechar 4 restaurantes, e para voltar a crescer, Villar teve que reinventar novamente e investiu em conhecimento. Fez faculdade de gastronomia para aprender outras técnicas;
Após os desafios, agora o intuito da marca é ir para a cidade do Rio de Janeiro. Há planos também para o litoral e interior de São Paulo e outros Estados do País.
Edgar Villar poderia no início ter desistido por causa do sindico, ou por conta dos preços da mercadoria ou do aluguel… Existem muitos desafios para os empreendedores, mas se a pessoa persistir, ter paciência vai conseguir conquistar o que deseja!
Compartilhe