Você já pensou sobre o horário em que costuma se alimentar ou jantar? Pode até não parecer, mas a hora em que nos alimentamos à noite pode ter um impacto significativo em nosso sono e na futura saúde. Pesquisadores de Harvard investigaram essa relação e descobriram importantes fatos que merecem atenção.
Comer entre 17h e 19h é uma forma correta não somente para manter o peso, mas também garantir uma boa noite de sono.
Comer próximo ao horário de dormir pode sobrecarregar a digestão, e trás para algumas pessoas desconfortos como azia, inchaço e má digestão.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Entender a importância do horário do jantar pode ser importane para otimizar a saúde geral. Por isso, vale a pena considerar ajustar o relógio em prol do bem-estar:
Os benefícios de jantar cedo
Adotar o hábito de jantar cedo traz diversos benefícios. Entre eles, a queima eficiente de calorias e uma melhora na qualidade do sono, além, é claro, do já citado alinhamento com o ritmo circadiano favorece a digestão e a liberação de hormônios.
Comer mais cedo também reduz a fome noturna. Isso evita alterações nos hormônios que regulam o apetite e no gasto energético diário. Assim, é possível prevenir o acúmulo de gordura indesejada.
No mesmo estudo que avaliou os benefícios de jantar mais cedo, os cientistas descobriram que atrasar a refeição em apenas quatro horas pode alterar significativamente o apetite e o armazenamento de gordura.
Conforme Nina Vujović, autora principal do estudo, o horário das refeições influencia a queima de calorias e o metabolismo. Também comer mais cedo dá ao corpo tempo suficiente para digerir os alimentos antes de dormir. É comum que algumas pessoas ronquem por estarem com o estômago cheio.
- Evitar refeições, sobretudo as pesadas, antes de dormir.
Adotar esse hábito simples pode trazer consideráveis melhorias para a saúde. Jantar em um horário alinhado ao ritmo natural do corpo pode ser a chave para se adquirir um impulso na qualidade do sono e saúde geral.
Claro que há momentos especiais, como o Natal, em que é comum as pessoas comerem tarde ou a meia-noite, e nesses casos não tem jeito, é normal participar da ceia. Toda via, na rotina diária, não é recomendado fazer refeições muito tarde, pois isso pode afetar o metabolismo, a digestão e a qualidade do sono. Optar por horários mais adequados costuma ser melhor para a saúde.
Compartilhe