Todo mundo já sabe que dormir bem não apenas renova a energia, mas também proporciona a recuperação do corpo e também tem benefícios para o emocional e neurológicos.
Adicionalmente, manter um padrão de sono regular é muito importante para a saúde mental, pois previne distúrbios como ansiedade e depressão.
Para comprovar sobre a ansiedade e a depressão, um estudo recente realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, foi mais a fundo investigar os benefícios do sono.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Um sono de qualidade ajuda a absorver de informações, transfere as memórias de curto em longo prazo, melhora a concentração e a tomada de decisões, incentiva a criatividade e ajuda a não ter doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Existe um ditado que diz: ” Estude, enquanto eles dormem, trabalhe, enquanto eles se divertem, lute, enquanto eles descansam.” Este ditado tem meia verdade, pois é importante termos um objetivo na vida para ter sucesso, mas se for o caso que tire seu sono, sua qualidade de vida, não vale a pena ficar acordado 20 horas por dia, para estudar e trabalhar – As vezes até tomando cafeína para ficar acordado. No futuro você terá tudo fnanceiramente, mas e a sua saúde? Vale pensar sobre este assunto e ter equilíbrio sobre não dormir o suficiente para ter um dia produtivo.
Os pesquisadores se concentraram em identificar uma suposta hora-limite para dormir que contribua a manter a saúde mental.
De acordo com o estudo, existe um horário específico para ir para a cama que pode fazer toda a diferença na prevenção de problemas mentais.
Veja também: Quanto dormir? Estudo mostra o tempo de sono ideal
Veja também: Nomofobia: A nova fobia do mundo digital
A hora certa para dormir
Especialistas analisaram os hábitos de sono de 75 mil adultos. Eles descobriram que as pessoas que vão dormir antes da 1 da manhã têm entre 20% e 40% menos chances de desenvolver problemas de saúde mental em semelhança com aquelas que dormem após esse horário.
No entanto, o horário de acordar não parece impactar consideravelmente nessa analise. Isto é, não adianta ir dormir à 1 hora da manhã e acordar às 9 horas para compensar.
O correto é sempre adormecer antes da 1 hora da manhã e, de preferência, também acordar mais cedo.
Os responsáveis pelo estudo explicam que o risco aumentado de transtornos mentais está relacionado à perturbação do ritmo circadiano. ( relógio biológico que regula o humor e os hormônios que influênciam o cérebro)
O que fazer para dormir cedo?
Para quem tem dificuldade em dormir mais cedo, aqui estão algumas dicas úteis:
Estabeleça uma rotina: vá para a cama e acorde no mesmo horário todos os dias;
Crie um ambiente propício: certifique-se de que seu quarto é silencioso, escuro e confortável;
Não consuma produtos estimulantes: reduza o consumo de cafeína e nicotina, especialmente à noite;
Pratique o relaxamento: Evitar cochilos durante o dia; Também técnicas de respiração podem contribuir para acalmar a mente antes de dormir.
Evite celular e tv antes de dormir: a luz azul dos dispositivos eletrônicos pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono; Então evite exposição às telas por pelos menos uma hora antes de dormir;
Atividade física regular: exercitar-se regularmente pode melhorar a qualidade do sono, mas evite exercícios intensos perto da hora de dormir. Comece cedo.
Dormir cedo e acordar cedo ajuda seu corpo e sua mente. Faça o teste e veja a diferença!
Compartilhe