Há pessoa que precisam somente de cinco horas para dormir, já outras podem necessitar de mais de 12 horas de sono para se sentir revigorado.
Algumas pessoas observaram que, com o passar dos anos, nossas necessidades de sono mudam. Enquanto bebês dormem quase o dia todo, os idosos geralmente acordam cada vez mais cedo. O que altera no padrão de sono à medida que envelhecemos? Será que o tempo de descanso diminui com o avanço da idade?
Pesquisadores recomenda cerca de oito horas de sono por noite. A maioria das pessoas atinge um descanso adequado dormindo entre 7h30 e 8h30, porém o mais primordial écomo você se sente ao acordar. Se perceber falta de atenção, problemas de memória ou cansaço, pode ser que tenha dormido pouco ou mais do que o necessário, ou talvez esteja com insônia.
Junte-se ao nosso grupo exclusivo no WhatsApp e receba atualizações direto no seu celular, sem complicação e sem spam.
Quero Participar Agora
Veja também: Descubra a hora-limite para dormir e proteger sua mente de alzheimer
Veja também: Quanto dormir? Estudo mostra o tempo de sono ideal
Veja também: Peão de 21 anos perde a vida ao ser pisoteado por touro em rodeio em SP
Não há uma resposta precisa para a quantidade correta para o sono, visto que existem vários fatores como genéticos e comportamentais que podem afetar essa necessidade. É primordial analisar como o corpo reage ao descanso. No entanto, a National Sleep Foundation, dos Estados Unidos, criou uma tabela com a média de horas de sono recomendada para cada grupo etário. Veja qual é a duração de sono ideal para você:
Recém-nascido (0 – 3 meses): 14 a 17 horas por dia Bebê (4 – 11 meses): 12 a 15 horas por dia Primeira infância (1 – 2 anos): 11 a 14 horas por dia Idade pré-escolar (3 – 5 anos): 10 a 13 horas por dia Idade escolar (6 – 13 anos): 9 a 11 horas por dia Adolescentes: (14 – 17 anos): 8 a 10 horas por dia Jovem adulto (18 – 25 anos): 7 a 9 horas por dia Adulto (26 – 64 anos): 7 a 9 horas por dia Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia;
Embora o sono mude ao longo que a pessoa vai crescendo e amadurecendo, o fundamental é a qualidade do descanso e como ele afeta nosso bem-estar diário. Entender essas mudanças pode ajudar a ajustar os hábitos e melhorar a saúde geral.
Compartilhe