Maior pedra de granizo já registrada no Brasil cai no Rio Grande do Sul

granizo em RS granizo em RS

Os fortes temporais registrados nos últimos dias no Rio Grande do Sul foram acompanhados por enormes pedras de granizo. Mas uma em especial chamou a atenção.

Conforme a Climatempo Meteorologia, um pedaço de gelo com quase 15 centímetros de diâmetro caiu em Bagé, na Região da Campanha, na fronteira com o Uruguai.

O novo record supera a outro granizo que tinha 13 centímetros, e também foi encontrado no RS em abril de 2023 na cidade de Barra do Ribeiro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Rio Grande do Sul é um Estado bastante frio, então por isso ocorre o granizo. O granizo se forma em tempestades severas, quando correntes de ar levam gotas de água a altitudes elevadas, onde as temperaturas são abaixo de zero. Essas gotas congelam e se acumulam em camadas ao redor de núcleos de gelo, formando pedras de granizo que caem quando se tornam muito pesadas.

Por causa do granizo intenso, diversos locais e casas são afetados, causando danos significativos a carros, telhados e outros itens expostos. Os veículos podem sofrer amassados e quebras de vidros, enquanto os telhados ser quebrados, resultando em custos elevados para reparos e manutenção.

A nova recordista da maior pedra de granizo do Brasil, foi documentada pelo PREVOTS, um grupo de meteorologistas que monitora tempestades severas no país. No total, ele tem 14,6 centímetros de diâmetro, sendo a maior pedra de granizo já vista oficialmente.

Ela caiu na localidade de Corredor dos Brasil, em Bagé, no dia 25 de setembro.

Os meteorologistas explicam que a enorme pedra de granizo que caiu em Bagé foi formada durante uma tempestade supercelular (eventos eletricamente mais ativos do que as tempestades isoladas com uma única célula ou multicelulares) que se originou no Uruguai e seguiu em direção ao Sul do Brasil.

Esse tipo de tempestade, que é muito forte e possui movimento rotatório, pode gerar granizos de grandes tamanhos. Não por coincidência, na mesma data, foi registrada uma pedra de gelo de 7 centímetros em Piratini, no sul do Rio Grande do Sul.

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!