Um jovem identificado como João Kleber de Oliveira Santos, de 20 anos morreu afogado enquanto estava pescando com um amigo, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O corpo dele foi encontrado neste domingo (29), 24h após desaparecimento no Rio Buranhém, na Ilha do Pau do Macaco, destino turístico da região.
João Kleber estava a passeio no sítio do avô do amigo. O jovem contou para bombeiros militares que a pescaria foi interrompida quando o barco que usavam começou a encher de água. Por precaução, os jovens foram para a margem e interromperam a atividade.
O rapaz conta que foi guardar os equipamentos e deixou João Kleber no local aguardando, e quando voltou, ele não estava mais lá, o que gerou grande preocupação. As buscas começaram ainda no sábado (28), mas sem sucesso. Somente neste domingo o jovem foi encontrado.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

O corpo de João Kleber foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Porto Seguro, e passou por necropsia. Até o momento que este artigo foi publicado não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento. O caso foi registrado na delegacia da cidade.
A Ilha do Pau do Macaco é famosa por sua beleza, mas também a pessoas devem ter cuidado, principalmente quem não conhece o local, pois o rio tem correntezas ou repentinas de profundidade.
Estatística:
Anualmente, cerca de 5.700 pessoas morrem por afogamento no Brasil, de acordo com informações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), em balneários, rios e piscinas.
Conforme o Corpo de Bombeiros do Amazonas, que atende, em média, de 35 a 40 ocorrências de afogamentos por ano, a maior parte dos casos são imprudência dos banhistas.
O Coruja News separou algumas dicas para salvar alguém que está se afogando
Se você está vendo alguém se afogando não vá diretamente para a pessoa, pois ela pode pelo desespero afogar você também. O mais sábio é procurar um meio de flutuação, seja uma garrafa pet, uma boia, aqueles macarrões [de piscina]. Eles sempre vão ajudar a pessoa. Até um cabo de vassoura, desde que você não se ponha em risco [ao tentar salvar a vítima]. Existem muitos casos de pessoas que querem salvar a outra e acaba morrendo também.
Compartilhe