Um homem morreu eletrocutado ao cair de uma andaime em cima de uma rede elétrica enquanto pintava a fachada de uma residência, na Ladeira dos Aflitos, no bairro do Dois de Julho, em Salvador.
Conforme a Polícia Civil, a vítima se chama Antônio Ferreira Moreira, de 52 anos e havia amarrado a estrutura do andaime à grade de uma janela. No entanto, a grade não suportou o peso, e acabou caindo sobre uma fiação elétrica. O caso está sendo investigado pela delegacia dos Barris para apurar eventuais responsabilidades e prevenir novos acidentes semelhantes.
Além da vítima fatal, um sobrinho de Antônio sofreu queimaduras e foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Outras três pessoas estavam dentro da casa no momento do acidente, pois estavam esperando que a energia fosse desligada para poderem sair com segurança. O Corpo de Bombeiros afirmou que, apesar do risco imediato ter sido controlado, o acesso livre ao local era necessário para liberar os moradores.
Por nota, a Neoenergia Coelba, concessionária responsável pela energia elétrica no estado, informou que suspendeu o fornecimento de energia elétrica assim que soube do ocorrido e encaminhou equipe ao local.
Disse ainda que os profissionais seguem na localidade prestando apoio ao Corpo de Bombeiros e reestabelecerão o fornecimento de energia assim que for permitido. A empresa lamentou o acidente e reforçou que obras ou construções devem ser realizados com uma distância mínima de 2,5 metros da rede elétrica para garantir a segurança dos profissionais envolvidos.
Infelizmente, acidentes como este tem acontecido com bastante frequência principalmente no final do ano. Situações de descargas elétricas resultantes de atividades como pintura, limpeza de fachadas, ou até mesmo manuseio de objetos próximos à fiação são perigos que muitas vezes são subestimados.
Conforme Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) mostram que no Brasil os números de acidentes com mortes em choque elétrico aumentaram. aumentaram. Em 2022, neste período tivemos 949 acidentes totais (choques, incêndios e raios), em 2023 os números subiram para 992. As mortes também aumentaram, se em 2022 foram 384, em 2023 elas foram de 399.
Compartilhe