Um ataque de abelhas em Goiânia, resultou na morte de seis cães no Abrigo dos Animais Refugiados. Infelizmente, os cachorros Zeus, Angelina, Ricardo, Black, Aslan e Log não resistiram após serem atacados. Além disso, quatro pessoas também foram picadas, mas, felizmente, não precisaram de atendimento médico e estão bem. Entre os cães que estavam no local, um acabou fugindo durante o ataque, mas foi encontrado depois.
De acordo com o abrigo, o enxame estava em uma área de mata próxima ao muro da instituição. No momento do ataque, havia 15 cães no espaço.
Os voluntários já haviam solicitado em outubro a remoção do enxame de abelhas, mas as autoridades negligênciaram. Já houve outro ataque de abelhas no inicio do mês. após um ataque anterior de abelhas. Segundo eles, o Corpo de Bombeiros informou que não realizava esse tipo de serviço, e o pedido foi encaminhado às Zoonoses. No entanto, a remoção não ocorreu a tempo, apesar das cobranças.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Para tentar resolver o problema, o abrigo chegou a abrir uma vaquinha online para arrecadar dinheiro e contratar um apicultor. Porém, antes que as abelhas fossem retiradas, o trágico ataque aconteceu.
O Corpo de Bombeiros informou que a responsabilidade pela remoção de abelhas é do Centro de Zoonoses, que atua em casos de risco iminente. Em nota Centro de Zoonoses afirmou que recebe entre 35 e 40 reservas diárias para retirada de abelhas, e que dão prioridade casos que tenham crianças, idosos ou pessoas alérgicas. As abelhas resgatadas no abrigo foram levadas para a Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Ter uma colmeia próxima a ambiente onde tem pessoas e outros animais é um grande perigo. Este caso serve para prestarmos atenção se tiver alguma casa tanto de moribundo ou de abelhas e procurarmos uma associação responsável para tirar. Enxames são imprevisíveis e, em grande número, podem causar picadas múltiplas, gerando reações alérgicas graves, e até mesmo a morte, especialmente em crianças e animais.
Compartilhe