Estudante Baiano de 16 anos cria ferramenta inovadora para ajudar na redação do Enem

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Estudante Baiano de 16 anos cria ferramenta inovadora para ajudar na redação do Enem

Estudante do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, o Gustavo Barros da Rocha, criou a plataforma chamada LearnLoop para ajuda na preparação para o Enem que ocorrerá, 3 e 10 de novembro, porém o foco do ensino é para a redação.

O principal diferencial da LearnLoop é corrigir as redações, pois é uma ferramenta que usa inteligência artificial para avaliar as redações de cada pessoa, levando em conta os critérios do Enem. Com apenas uma foto da redação escrita à mão, o sistema digitaliza o texto, mostra os erros e acertos, dar melhorias, explica o conteúdo e até cria novos textos com base nas ideias dos alunos.

A inovação do jovem não apenas acelera o aprendizado, mas também coloca o estudante no controle de seu próprio progresso, reforçando o papel ativo dos jovens na busca por melhores resultados. Também, existem alunos que preferem ter aulas de redação pagas para aprimorar suas habilidades na escrita.

Com apenas 16 anos, Gustavo criou o corretor inspirado em sua própria experiência ao se preparar para o Enem. Ele percebeu a dificuldade que muitos alunos tem por não terem acesso a professores qualificados.

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A LearnLoop surgiu para preencher essa lacuna, democratizando o acesso a feedbacks detalhados e permitindo que qualquer estudante, em qualquer lugar, possa melhorar suas redações e aumentar suas chances de sucesso.

“Vou me aprofundar mais nesse sistema de ensino com o objetivo de melhorar cada vez mais”, diz o jovem.

Para o gestor da escola, Ivan Silva, é muito importante promover aos alunos oportunidades de aprender e também compartilhar conhecimento com colegas da Bahia e de outros estados, para que reconheçam na Educação Científica uma forma de melhorar a qualidade de vida.

“Embora sejamos uma escola pequena, com 400 alunos, a escola conquistou a 12ª posição no Ideb da Bahia e, com 4,7 pontos, somos a melhor escola do Vale do Jequiriçá”, celebra o diretor, referindo-se aos resultados obtidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que avalia a educação nacional com base no desempenho dos estudantes.

Muitos jovens têm dificuldade para fazer redações por causa que não tem costume de escrever, dificuldade em organizar ideias de forma clara e coesa, insegurança quanto a escrever as palavras corretamente, em alguns casos, falta de compreensão dos temas propostos. Isso resulta em textos pouco desenvolvidos e com pouca argumentação. Por isso ainda dar tempo para treinar para a redação do ENEM, por praticar a redação com rotina.

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