Prefeitura de Salvador oferta mil vagas para curso gratuito de preparação para o Enem

Prefeitura de Salvador oferta mil vagas para curso gratuito de preparação para o Enem

A partir de segunda-feira (17), a prefeitura de Salvador lançará mil vagas gratuitas para o programa IngreSSAr, visando preparar estudantes para o Enem e vestibulares.

Podem se inscrever no IngreSSAr jovens de 16 a 29 anos que estejam inscritos no Enem 2024. Os candidatos devem estar matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou ser bolsistas integrais em escolas particulares, ou ainda estarem matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) equivalente ao 3º ano do ensino médio.

Também são elegíveis egressos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou bolsistas integrais em escolas particulares, bem como egressos do EJA. É necessário estar cadastrado no Cadastro Único, seja como beneficiário ou não do Programa Bolsa Família, e residir em Salvador ou ser estudante da rede pública do município.

As inscrições serão realizadas em duas etapas: online, no site do IngreSSAr, onde o candidato preencherá o formulário, e presencialmente na sede da SPMJ, com a entrega de documentação original e cópia autenticada, incluindo RG, CPF, comprovante de residência, e documentos específicos dependendo da situação do candidato.

Veja também: Senai Bahia lança 400 vagas para cursos de formação industrial gratuita

Veja também: Os 10 Cursos do Senai com maior taxa de empregabilidade

A inscrição será considerada válida somente após a apresentação dos seguintes documentos: o original e a cópia da solicitação de cadastramento assinada pelos pais ou responsáveis, no caso de candidatos menores de idade; RG e CPF; comprovante de residência; comprovante de conclusão do ensino médio para os egressos; atestado de escolaridade para os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio; ou uma declaração de que estudou como bolsista integral em uma escola particular, para aqueles que cursaram o ensino médio em instituições privadas.

O resultado final será publicado no site do programa no dia 10 de julho, onde também está disponível o edital completo. A reserva de vagas contempla 5% para pessoas com deficiência, 30% para candidatos negros e 5% para jovens que participam de programas sociais da Fundação Cidade Mãe, egressos do Sistema Socioeducativo, Projetos Cidadão Aprendiz e Sinaleiras, sendo necessário apresentar a documentação comprobatória específica.

Fonte: g1bahia

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: