Uma jovem de somente 20 anos, nascida em Conceição do Coité, se tornou destaque ao conquistar o primeiro lugar no vestibular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). O curso da Baiana é um dos cursos mais concorridos da Bahia. Letícia Damião de Souza, estudante do colégio Bernoulli, em Salvador, conquistou a vaga graças a sua determinação e paixão pela Medicina.
Letícia escolheu Medicina, pois sempre teve o sonho de cuidar e acolher as pessoas e diz:
“Vi no curso a oportunidade de fazer isso diariamente e contribuir para o bem-estar das pessoas. Desde pequena, minha família incentivou o estudo. Minha mãe é professora, meu pai, que faleceu, era autônomo, e meu irmão é médico”, compartilhou a jovem
Ela dedicou sua conquista ao pai que já é falecido e à firmeza da mãe. “Esse sonho é nosso. O primeiro lugar mostrou que todo o esforço valeu a pena”, concluiu.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Além de Letícia, outros quatro estudantes do Bernoulli ficaram entre os dez primeiros colocados.
“Os resultados são uma prova do trabalho árduo e da parceria entre professores e alunos. Estamos muito orgulhosos de contribuir para a realização de sonhos tão importantes”, destacou Breno Pires, gerente operacional administrativo do Colégio Bernoulli.
O Bernoulli está em Salvador desde 2017, e tem se destacado pela alta preparação para o ENEM e também muitos jovens são aprovados no curso de Medicina da Bahiana.

Por muitos anos, a área da Medicina tinha muitos homens trabalhando na área, mas o cenário está mudando. Mulheres como Letícia estão não apenas ocupando espaços, mas também provando que têm competência para ser Médicas também.
A crescente presença de mulheres nos cursos Medicina é uma conquista que nos mostra o avanço da sociedade rumo à igualdade de oportunidades. Segundo dados recentes, as mulheres já representam mais da metade dos ingressantes em cursos de Medicina no Brasil. É uma ótima mudança saber que as mulheres estão ocupando espaços e rompendo barreiras.
Compartilhe