O Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, gerou uma polêmica importante nesta terça-feira (17) ao criticar a decisão de Claudia Leitte de mudar um verso da sua música “Caranguejo”. Ivete Sangalo curtiu a publicação dele.
A música que Claudia Leitte canta ela acabou mudando uma palavras que dar saudação a Iemanjá, figura central do candomblé, que causou repercussão nas redes sociais. Pedro, em sua publicação no instagram, falou que não gostou nada da mudança, destacando que a cantora passou a substituir a referência à rainha do mar por uma saudação em hebraico, mencionando o nome de Jesus como Yeshua. Isso gerou críticas não apenas à mudança em si, mas também disse que foi uma forma de preconceito e racismo contra a identidade cultural baiana.
A letra original diz: “Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá”. Devido à sua religião, a artista passou a cantar: “Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua”.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Nas redes sociais, Pedro Tourinho não citou o nome de Claudia Leitte, mas criticou a atitude. Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, e depois muda de atitude, ao retirar o nome de Iemanjá da canção, representaria uma tentativa de reescrever a história de uma forma que desrespeita os fundamentos do Axé, um movimento que celebra a diversidade cultural da Bahia e do Brasil.
Embora Ivete tenha curtido a publicação a assessoria da cantora afirmou que “não há nenhuma declaração oficial” sobre o assunto. Embora o assunto tenha gerado muitas opiniões na web, com comentários a favor de Claudia e outros a favor de Pedro, o secretario de Cultura e turismo, decidiu fechar os comentários da publicação, alegando que estavam tomando uma direção que ele não considerava legal. Até o momento desta publicação, a assessoria de Claudia Leitte não se manifestou sobre o caso, mas caso isso ocorra, o texto será atualizado.
Você lembra que Claudia Leitte revelou há alguns anos que virou evangélica? Ela deixou claro no Faustão na Band em entrevista.
A cantora, que foi batizada na Igreja Católica e se converteu à religião evangélica em 2012, comentou a escolha de ser cristã, e citou que seu batismo foi nas águas e ainda contou para o apresentador que ainda está passando por um momento de transformação.
Compartilhe