Instituições de ensino particulares na Bahia estão oferecendo 16.204 bolsas de estudo, tanto integrais (100%) quanto parciais (50%), por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre deste ano. As inscrições vão de terça-feira (23) até sexta-feira (26), e é possível consultar as vagas disponíveis por cidade e curso. [Veja como acessar abaixo]
Os cursos mais procurados incluem Direito, com 1.112 bolsas (723 integrais e 389 parciais), Administração com 1.013 bolsas (780 integrais e 233 parciais), e Pedagogia com 611 bolsas (477 integrais e 134 parciais).
A distribuição das vagas nas maiores cidades da Bahia é a seguinte:
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
- Salvador: 142
- Lauro de Freitas: 22
- Feira de Santana: 86
- Vitória da Conquista: 97
- Itabuna: 26
- Barreiras: 88
- Juazeiro: 44
Para se inscrever, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 ou 2023, obtendo pelo menos 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota maior que zero na redação. Além disso, deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Veja também: Beyoncé disponibiliza bolsas de estudo de R$ 10 mil para alunos da UNEB
Veja também: Inscrições abertas para curso técnico em instrumento musical do IFBA e UFBA
- Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou como bolsista integral em instituição privada.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em instituição privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura e pedagogia.
As inscrições são feitas a partir da 0h no portal Acesso Único, com login gov.br, CPF e senha. A consulta por vagas e cursos disponíveis também pode ser feita na página do Prouni.
Para participar, os estudantes precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 ou 2023, alcançando pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. As inscrições são gratuitas.
Os candidatos devem ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio para bolsas integrais e até três salários mínimos para bolsas parciais, que cobrem 50% dos custos do ensino superior.
O MEC divulgará nesta quinta-feira (18) informações detalhadas sobre as bolsas disponíveis, incluindo local, cursos, turnos e instituições participantes na página do Prouni. Para se inscrever, é necessário ter um cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no portal gov.br. Se já estiver cadastrado, basta fazer login com o CPF e a senha.
Sobre o Prouni
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes ao ano e é destinado a estudantes sem diploma de nível superior.
Datas do Prouni 2024 para o 2º semestre
- Inscrições: 23 a 26 de julho
- Resultado da primeira chamada: 31 de julho
- Resultado da segunda chamada: 20 de agosto
- Manifestação de interesse na lista de espera: 9 e 10 de setembro
- Resultado da lista de espera: 13 de setembro
Fonte: Agência Brasil
Compartilhe