Em junho de 2024, Agnaldo Teles Barbosa, um comerciante de 44 anos, se viu em uma situação inesperada ao esbarrar em uma cobra gigante enquanto estava nas águas de um rio. O vídeo, que rapidamente se espalhou nas redes sociais, mostra a carcaça de uma sucuri-verde, uma das maiores serpentes do Brasil, que pode atingir até sete metros de comprimento. O curioso encontro aconteceu em uma região perto de onde ficavam as balsas responsáveis pela travessia antes da construção da nova ponte da cidade.
Apesar de a cobra já estar morta, Agnaldo aproveitou o momento para fazer um alerta de forma bem-humorada, dizendo: “Para quem gosta de se banhar no lago”, enquanto filmava a impressionante criatura. O comerciante, que já está acostumado com o ambiente natural do local, relatou que, dias antes, encontrou outra pele de cobra flutuando pelo mesmo lago, aumentando a sensação de mistério e a percepção de que a região é habitada por criaturas imponentes.

Além da sucuri-verde, o Brasil é lar de outras duas espécies de sucuris, como a sucuri-malhada, que é encontrada em áreas do Amapá e Pará, e a sucuri-amarela, que habita os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Embora o animal que Agnaldo encontrou já estivesse sem vida, ele alerta com um tom de brincadeira, mostrando que o lugar é habitado por outros predadores e animais selvagens, como jacarés grandes, que também fazem parte da fauna local.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
“Esse lago aqui de Porto também tem jacaré grande demais, principalmente beirando a ponte. Quando estavam construindo a ponte havia jacarés grandes”, compartilhou o comerciante, mostrando o quanto a fauna da região é rica e diversificada. Ele ainda revela que, apesar de saber dos perigos naturais do local, continua se banhando no rio, brincando com a sorte e a coragem de quem encara a natureza em sua forma mais selvagem.
Essa biodiversidade do rio e dos lagos da região não é novidade para quem vive por ali. Em 2023, uma sucuri tentou engolir um cachorro e acabou morrendo engasgada, trazendo mais à tona as histórias e relatos de encontros com animais selvagens. Para Agnaldo, que conhece os riscos e a beleza desse habitat, o senso de aventura e respeito pela natureza andam lado a lado.
💬 E você, teria coragem de se banhar em um lago tão habitado por criaturas como jacarés e cobras gigantes?
Compartilhe