Casa feita por impressora 3D é construida na Bahia: O valor vai te surpreender

casa d bahia casa d bahia

Já pensou sua casa sair de uma impressora 3D? Isso mesmo, não precisou de tijolos, madeira ou muito menos alvenaria! uma estrutura de 57 metros quadrados foi construída com essa tecnologia moderna em Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia. Todo o processo foi rápido e eficiente, em apenas oito dias a casa estava pronta para ser entregue, com um custo total de R$ 190 mil, porém sem contar com o valor do terreno.

Essa inovação é obra da Cosmos 3D, um consórcio que em parceria com a brasileira Katz Construções e a empresa espanhola IT3D. Para tornar isso possível, uma impressora gigante, pesando 2,7 toneladas, foi utilizada no Centro de Desenvolvimento Tecnológico, em Nova Lima, Minas Gerais. A estrutura da casa é feita de microconcreto, que é impresso e depois transportado, uma vez que é resistente o suficiente para viagens longas. No caso dessa casa, a estrutura foi levada até Santa Cruz Cabrália, a 980 km de distância, em três dias de viagem.

O imóvel tem sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Assim como as casas tradicionais, as paredes podem ser pintadas e decoradas com quadros, por exemplo, mas também as paredes podem ficar de forma natural que foi fabricado. Além disso, por se impressa, o imóvel pode ser transportado para diversas cidades do Brasil. Legal a ideia né?

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Casa feita por impressora 3D é construida na Bahia; O valor vai te surpreender

Depois de prontas, as estruturas, que pesam 22 toneladas, foram levadas até o extremo sul da Bahia. A casa 3D foi impressa a 980 km de distância do calor e das praias paradisíacas de Santa Cruz Cabrália.

Vantagens da construção em 3D

Um dos maiores diferenciais dessa casa é o tempo de construção. Enquanto uma casa normal de reboco, concreto pode levar meses ou anos para ficar pronta, a casa 3D é impressa e montada em somente oito dias, isso mesmo 8 dias!

Daniel Katz, presidente do Grupo Katz e cofundador da Cosmos 3D, explica que a agilidade no processo é um dos maiores benefícios, pois irá permitir que mais casas sejam construídas em menos tempo, ótimo para projetos que precisam de agilidade e que fique com qualidade.

Outro ponto interessante é a precisão. Como a construção é controlada por um software e um robô, o desperdício de materiais é quase zero, uma vantagem tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. O processo exige uma equipe reduzida – apenas dois ou três funcionários trabalhando em um turno padrão de oito horas por dia.

“Essa casa foi montada em uma semana e chegou na Bahia em três dias. O prazo é um grande fator de sucesso”, explicou.

Será o futuro?

As casas impressas em 3D têm tudo para crescer no setor da construção civil. As pessoas estão a procura de agilidade e facilidade e essa tecnologia traz tudo isso e também menos desperdício de material. Por isso, a impressão de casas em 3D pode ser sim uma opção para atender demandas emergenciais, como em situações de desastres naturais como houve no Rio Grande do Sul ou até mesmo construir casas normalmente.

O que você acha, será que essa moda pega ou ainda algumas pessoas terão preconceito por ser impressa?

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!