Carro é queimado após explosão durante abastecimento de GNV

Nesta manhã de sábado, um carro ficou totalmente destruído após explosão em cilindro, enquanto era abastecido com gás natural veicular (GNV), em um posto de combustíveis, na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Conforme as informações da Defesa Civil de Camaçari, a situação ocorreu por volta das 5h, quando um vazamento foi identificado enquanto o frentista abastecia o carro. Ele notou o problema, e chegou a desconectar o bico do GNV, mas o gás acumulado escapou e causou uma explosão em seguida, causando danos ao veículo e ao teto do posto.

A explosão também atingiu parcialmente um imóvel em frente ao local. O posto foi interditado para investigação das causas do acidente, informou Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil.

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

De acordo com Ivanaldo Soares, coordenador da Defesa Civil de Camaçari, o posto foi interditado e a causa da explosão será investigada.

A interdição de postos de combustíveis após incidentes como esse é uma prática comum, pois permite que as autoridades inspecionem todas as instalações e determinem se há outros riscos de vazamento ou explosão.

Fazer isso tranquilidade a outros motoristas para mostrar que essa situação está sendo tratada com seriedade.

Em 2020, por exemplo, uma explosão similar ocorreu em São Paulo, e teve em graves danos e em uma série de investigações sobre as condições de segurança dos equipamentos. Mas ninguém foi ferido, pois a pessoa tem que sair do carro quando é colocado o GNV no veículo.

Os riscos do GNV

O uso de GNV em veículos vem crescendo em várias regiões do Brasil, por causa que a longo prazo se torna barato. A pessoa gasta cerca de 4.000 no cilindro, e o gás é muito mais barato que outros combustíveis. No entanto, é preciso ser feito manutenções do cilindro regulamente para evitar acidentes como no caso de Camaçari.

O GNV tem riscos por conta do seu tipo de combustível, especialmente quando ocorrem falhas ou manutenções inadequadas. Para que o sistema de GNV funcione em segurança, é imprescindível que os cilindros estejam em perfeito estado e sejam verificados periodicamente, evitando qualquer vazamento do gás.

Este episódio nos mostra a importância de revisar normas de segurança e realizar fiscalizações mais frequentes tanto em postos quanto em oficinas especializadas na instalação e manutenção dos cilindros de GNV.

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!