Marca de beleza “moderninha” chama atenção e faz sucesso com nomes criativos

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Marca de beleza “moderninha” chama atenção e faz sucesso com nomes criativos

Três gaúchos são os responsáveis pela marca carioca Lola Cosmetics, que agora atende pelo nome de Lola From Rio. A marca, que prioriza princípios cruelty free e veganos, tem duas lojas conceito no Rio de Janeiro, além de distribuir os produtos em mais de 10 mil multimarcas e vender pelo e-commerce e marketplaces. Nos últimos dias, a marca tem chamado a atenção pelas promoções em produtos com nomes curiosos, característicos da marca, como o “Morte Súbita”.

O negócio nasceu a partir da necessidade da gaúcha Dione Vasconcellos empreender para ganhar dinheiro, ainda no início dos anos 2000. Ela havia passado quase 20 anos morando na Europa, e quando voltou para o Brasil foi direto para o Rio de Janeiro. Com uma filha pequena, resolveu empreender com sabonetes artesanais, feitos com glicerina.

Pouco tempo depois, Vasconcellos viu a oportunidade de adquirir uma antiga fábrica de produtos farmacêuticos chamada Farmativa. Em parceria com a irmã Jaqueline Vasconcellos e seu cunhado, Milton Taguchi, ela fez o investimento, mas acabou se deparando uma dívida de mais de R$ 1 milhão, que veio junto com o negócio falido.

Os empreendedores levaram três anos para conseguir negociar e quitar os débitos. A Farmativa produzia cosméticos para outras empresas, então eles seguiram nesse ramo durante o período de reestruturação.

Em 2011, porém, veio o desejo de ter uma marca própria. Foi assim que nasceu a primeira loja da Lola Cosmetics. “Eu tinha vontade de criar algo diferente, também divertido e que não tivesse ainda no Brasil”, disse Vasconcellos, em entrevista a PEGN.

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No início eram apenas seis produtos nosso, mas também havia outras marcas. A Lola foi crescendo e ela resolveu focar apenas na marca própria em 2013. Atualmente, a marca tem mais de 200 SKUs, incluindo itens como máscaras capilares, xampus, condicionadores, cremes de pentear e linhas corporais, entre outros.

A escolha dos nomes dos produtos foi feita com o objetivo de dar à marca uma imagem “fora do padrão”, conforme explica a empreendedora. “Acho engraçado esses nomes. Quem daria o nome de ‘morte súbita’ a um produto?”, disse em entrevista. Ao explorar o catálogo da empresa, ainda é possível encontrar nomes como “loira de farmácia”, “meu cacho minha vida” e “comigo ninguém pode”.

Pedro Taguchi que atualmente é diretor de operações, confirmou que a marca passaria a vender os produtos nos Estados Unidos em 2024, por meio da plataforma Amazon, e com quiosques e lojas próprias. Por essa razão, seria batizada como Lola From Rio.

Atualmente, a marca entrega também para mais de 30 países como Portugal, Espanha, México, Chile, Austrália e Emirados Árabes Unidos. Conforme a empresa, a expectativa é grande para que tenha lucro de 50% de faturamento em até cinco anos.

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