Chega ao fim nesta segunda-feira (30) o prazo para se inscrever nos programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, iniciativas do governo baiano que vão beneficiar 12 mil pessoas com a primeira habilitação ou com a mudança de categoria totalmente de graça. As inscrições, que também não têm custo algum, devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do governo, o ba.gov.br.
Os programas são voltados principalmente para quem mais precisa: estudantes da rede pública estadual e pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Além de garantir a primeira CNH, também é possível solicitar a adição ou mudança de categoria, sem qualquer despesa para o participante.
Quem pode participar?
Para concorrer a uma das vagas, é preciso cumprir alguns requisitos: ter 18 anos ou mais, estar inscrito no CadÚnico, saber ler e escrever e morar na Bahia. Há também a possibilidade de estudantes menores de 17 anos começarem a formação teórica nas escolas.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
CNH na Escola
Esse programa específico oferece 2 mil vagas para alunos do ensino médio ou dos cursos técnicos da rede estadual. As aulas teóricas vão acontecer dentro do ambiente escolar, facilitando a rotina dos estudantes. Ao todo, as vagas serão distribuídas entre 59 escolas, cada uma com 34 vagas, exceto a unidade do município de Riacho de Santana, que contará com 28.

CNH da Gente
Já o programa CNH da Gente concentra a maior parte das oportunidades, divididas assim:
- 5 mil vagas para estudantes da rede estadual maiores de 18 anos, inscritos no Bolsa Presença e no CadÚnico;
- 1 mil vagas para jovens entre 18 e 29 anos, moradores de comunidades de Salvador e Feira de Santana atendidas pelo programa Bahia pela Paz, também inscritos no CadÚnico;
- 50 vagas destinadas a famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, cadastradas no CadÚnico;
- 3.950 vagas para adultos residentes em qualquer município baiano que estejam no CadÚnico.
Edital detalha todas as regras
O processo seletivo é coordenado pelo Detran-BA, que disponibilizou um edital com todas as informações detalhadas, como cronograma, documentação necessária e etapas. Para acessar o documento completo, basta clicar aqui.
Oportunidade que transforma vidas
Essa é uma chance única para milhares de baianos conquistarem a habilitação sem comprometer o orçamento familiar, ampliando as possibilidades de trabalho e melhorando a mobilidade no dia a dia. Por isso, se você ou alguém que conhece se encaixa nos critérios, não deixe para depois: as inscrições terminam hoje.
Caso queira, posso criar também um box com perguntas e respostas rápidas para o público entender o programa em segundos. É só pedir!
Compartilhe