Ueap abre 160 vagas para licenciatura em educação escolar quilombola

Estão abertas as inscrições gratuitas para o Processo Seletivo Especial (PSE) da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). São 160 vagas disponíveis para curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola. Veja abaixo os benefícios e como se inscrever:

As inscrições gratuitas feitas via internet até o dia 6 de janeiro de 2025. Devem ser anexadas no ato os documentos pessoais como RG, CPF comprovante de residência e declarações específicas, como de vínculo com a rede pública da educação básica. Veja o link de inscrição no final do artigo.

As vagas serão distribuídas nas localidades do Curiaú, São josé do Matapi e no campus Ueap em Macapá. Os selecionados vão receber uma bolsa no valor de R$ 700, que será financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

O curso é para professores da rede pública de ensino e pessoas que se autodeclaram quilombolas, com vínculo comprovado. Essa iniciativa integra o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), dando maior inclusão e qualificação para educadores atuarem em comunidades quilombolas.

O que é a PARFOR EQUIDADE?

O Parfor Equidade é uma entidade do governo que tem o objetivo de formar professores em licenciaturas específicas e pedagogos para alunos de escolas públicas e comunitárias que também dão educação escolar indígena, quilombola e do campo, educação especial inclusiva e educação bilíngue de surdos. Além de capacitar professores em exercício, o Parfor Equidade pretende ampliar o número de profissionais formados para atuar com esse público. Lançada desde 2009 a Parfor tem o objetivo de incluir as pessoas na sociedade e ter igualdade.

Os interessados devem ter o currículo cadastrado na ‘Plataforma Freire’ , com certificado do ensino médio, além do certificado para comprovar que é quilombola. O processo seletivo funciona em uma única etapa, sendo a análise documental.

Como funciona o curso:

As 160 vagas serão ofertadas em 4 turmas, sendo 40 para cada. O curso inicia no período de férias escolares nos meses de janeiro e julho, conforme o cronograma estabelecido para as redes de ensino do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente.

Veja o calendário:

  • Período de inscrições: 23 de dezembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025;
  • Homologação preliminar das inscrições: 10 de janeiro de 2025;
  • Resultado final: 16 de janeiro de 2025;
  • Início das aulas: 20 de janeiro de 2025.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQ45qgDoy7C5M1SzUA37EmxlZQSMZ-65gx8OqzihcYhDwRAA/closedform

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!