Turista de Santos Morre em Morro de São Paulo; Investigação aponta picada de inseto

morro de saão paulo

Turista de Santos Morre em Morro de São Paulo; Investigação aponta picada de inseto

O turista paulista Cid Penha, residente em Santos, no litoral de São Paulo, faleceu no último domingo (14/7) durante uma viagem a Morro de São Paulo, na Bahia. A principal suspeita é que ele tenha sido picado por um animal venenoso, possivelmente uma aranha-marrom, mas as causas da morte ainda estão sendo investigadas e há divergências entre os especialistas sobre a causa exata.

Cid Penha, jornalista e advogado, estava nos últimos semestres do curso de medicina. Residente em Santos, no litoral paulista, ele estava em Morro de São Paulo acompanhado por um grupo de amigos.

De acordo com os amigos, na última terça-feira (9), o grupo fez um passeio de lancha e jantou em um restaurante local. Cid não apresentou nenhum sintoma ao longo do dia.

Na quarta-feira (10), Cid começou a sentir fortes dores na panturrilha esquerda e foi levado pelos amigos para a Unidade de Saúde de Morro de São Paulo. Segundo a prefeitura, ele apresentava uma vermelhidão na perna, sem causa definida.

Fotos tiradas pelos amigos mostram que a panturrilha de Cid, onde provavelmente foi picado, ficou com uma coloração escura.

A prefeitura comunicou que todos os procedimentos de saúde foram rigorosamente cumpridos e que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Saúde do Estado foi contatado. O CIEVS é o órgão responsável por implementar medidas relacionadas a picadas de insetos na Bahia.

Em seguida, Cid foi transferido para a Santa Casa de Valença, a 52 km de Cairu. A prefeitura explicou que o soro necessário para pacientes com os sintomas apresentados por Cid não estava disponível na unidade de saúde local, mas em “hospitais de maior complexidade”.

Devido à gravidade do caso, ele foi transferido para o Instituto do Coração em Santo Antônio de Jesus, cidade a 76,5 km de Valença. Ele foi entubado na unidade, mas não resistiu.

Os amigos informaram que o corpo será levado para Santos, onde será velado e cremado na terça-feira (16).

A prefeitura de Cairu, onde Cid estava hospedado, anunciou que fará uma varredura na área onde ele esteve para identificar o animal que causou a inflamação na perna. Equipes das Secretarias Municipais de Turismo e do Meio Ambiente participarão da investigação.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia informou que está monitorando o caso do turista paulista. Em 2024, de acordo com a secretaria, foram registrados 605 casos de acidentes com aranhas na Bahia através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos quais três resultaram em óbito.

Fonte: g1

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: