Tecnologia do código de barras celebra 50 anos de transformações no mercado

caixa supermercado

Tecnologia do código de barras celebra 50 anos de transformações no mercado

O código de barras, hoje tão comum em embalagens de produtos, que faz o atendimento do comércio ser muito mais ágil. E justamente essa foi a ideia de ter a necessidade de tornar mais eficiente o processo de registro de produtos em lojas. Em 1948, dois engenheiros americanos, Bernard Silver e Norman Joseph Woodland, inspirados pelos códigos Morse,desenvolveram um sistema que garantisse a leitura automática de informações sobre produtos.

O primeiro código de barras, não deu muito certo, por que não era muito prático, ele formava-se em uma série de circulos concêntricos que podiam ser lidos em qualquer direção. Foi apenas há 50 anos que o código de barras como conhecemos hoje, o Universal Product Code (UPC), foi desenvolvido e padronizado, o que permitiu sua aplicação em grande escala.

Alguns jornais publicaram artigos pequenos sobre o evento que iria lançar o revolucionador de todos os tempos, porém não foram notícias de primeira página. A importância só se tornou nítida perante a sociedade anos mais tarde, à medida que os códigos de barras se tornaram uma das infraestruturas de dados digitais de maior sucesso no mundo. Hoje em dia, praticamente todas as empresas, não só de supermercado, mas como lojas de sapatos, roupas e muitos outros precisam ter código de barras para facilitar o atendimento.

O primeiro código de barras moderno foi escaneado há 50 anos – em um pacote de 10 chicletes, em um supermercado, em Troy (EUA).

O código de barras revolucionou o mercado alimentício:

Agilidade no Atendimento– Antes do código de barras ser popular, os caixas registradoras precisavam inserir manualmente os preços de cada item, o que exigia tempo e paciência tanto do vendedor, quanto do cliente. E também poderiar ter erros no momento de digitar. Com o código de barras, o registro dos produtos passou a ser automático, acelerando o atendimento e reduzindo filas nos supermercados e aliminou praticamente todos os erros humanos, e garantiu que a sociedade comprasse seus produtos com preço correto.

Saber o que tem no estoques -Além de rápido o processo de compra, o código de barras permitiu um controle muito mais preciso dos estoques. Ao passar o produto pelo leitor de código de barras, as informações sobre a quantidade e movimentação de mercadorias eram automaticamente atualizadas. Isso ajudou os comerciantes a manterem os estoques sempre em níveis adequados, evitando tanto a falta quanto o excesso de produtos.

O código de barras atualizado existe há 50 anos, e desde a época que se iniciou, tem sido uma instrumento primordial para o comércio, trazendo benefícios que vão desde a simplificação das operações até a proteção dos consumidores.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: