Uma tragédia marcou a vida de Ismaiara Ganconte, moradora do bairro da Polêmica, em Salvador, que perdeu tudo o que tinha após um incêndio acabar com sua casa na última sexta-feira (22). Entre os bens consumidos pelas chamas estavam eletrônicos, roupas, alimentos, documentos pessoais e todas as economias que ela havia acumulado com esforço. A principal suspeita é de que o fogo tenha começado devido a um carregador de celular deixado na tomada, conforme relatou a própria moradora.
Entre os prejuízos está o valor de R$2.400 em dinheiro que foi queimado pelo fogo. A quantia seria usada para quitar uma dívida. Ismaiara trabalha como garçonete e faz bolos pra complementar a rendas, ela tinha vendido um notebook e um celular para juntar o dinheiro.
A situação torna-se ainda mais dolorosa pelo fato de que, no momento do incêndio, Ismaiara estava fora de casa com uma de suas filhas, enquanto as outras duas estavam na escola. A moradora havia saído para ir ao mercado, mas precisou retornar às pressas ao ser avisada pelos vizinhos sobre o incidente.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
“Coloquei o celular para carregar porque tinha descarregado, coloquei no sofá e saí… e em questão de minutos, quando cheguei do outro lado da rua, já vi os vizinhos me chamando. Quando cheguei, estava tudo em chamas”, relatou triste.
Com a ajuda dos vizinhos, a mulher conseguiu retirar o botijão de gás, jogar água, cortar a fiação e esperar a chegada dos bombeiros, mas a casa ficou completamente destruída.
Perigo
Com certeza você já ouviu falar sobre casos assim, mas nunca levou a sério. Muitas vezes, achamos que é exagero, mas acidentes acontecem, e as consequências podem ser graves. Um simples carregador conectado pode se superaquecer, causar um curto-circuito e se não tiver ninguém em casa pode iniciar um incêndio.

O indicados por especialistas é carregar o celular enquanto você está em casa e, preferêncialmente, durante o dia. Assim, é mais fácil perceber qualquer problema e agir o quanto antes. Nunca carregue o celular sobre superfícies que podem pegar fogo facilmente, como sofás ou camas, pois isso aumenta o risco de o fogo se espalhar.
Se for carregar à noite, certifique-se de que o carregador é de boa qualidade e atenda às normas de segurança.
Compartilhe