Justiça exige que Burger King dê alimentação saudável aos funcionários

burguerking

Justiça exige que Burger King dê alimentação saudável aos funcionários

O Burger King é uma empresa muito famosa no setor fast-food! Muita pessoas gostam de ir pessoalmente na loja, principalmente para tomar bastante refrigerante, visto que pode tomar a vontade.

O Burger King foi fundado em Miami em 1954, por James McLamore e David Edgerton. No inicio não foi nada fácil manter a empresa, porém com o tempo ela foi se consolidando. Em 2010, foi adquirida pela 3G Capital, que a modernizou e atualizou a marca e impulsionou seu crescimento internacional, reforçando a presença do Burger King no mercado competitivo de fast food.

Mas a empresa é obrigada a dar almoço aos funcionários e justamente eles comem o próprio alimento da empresa: Hamburgueres não saudáveis.

Devido a denuncias, o Burger King foi obrigado a oferecer uma alimentação balanceada com refeições saudáveis aos seus funcionários.

Reclamação contra o Burger King

O MPT-DF ( Ministério Público do Distrito Federal) entrou com uma ação civil pública em 2022 para denunciar a constatação de que funcionários de várias lojas da Burger King espalhadas pelo país são obrigados a se alimentarem com os lanches vendidos pela rede de fast-food.

Esse tipo de situação reflete na realidade em praticamente todos os colaboradores da rede, que precisam permanecer no trabalho na hora do almoço ou do jantar.

Na denúncia, o procurador Leomar Daroncho destacou que consumir fast-food todos os dias, em vez de “feijão com arroz, isto é, comida de verdade”, configurava um sério risco à saúde dos trabalhadores, fato que foi assegurado pela Justiça do Trabalho do Distrito Federal.

A empresa agora terá a responsabilidade de disponibilizar cardápios devidamente balanceados e com alimentos próprios para um consumo nutricional de qualidade para os funcionários.

Além disso, a rede de fast-food terá de dar, ao todo, R$ 1 milhão por danos morais aos funcionários das unidades notificadas pelo MPT-DF.

A decisão da 3ª Vara do Trabalho prevê ainda que todas as lojas do Burger King no país se ajustar às novas regras.

As lojas que não cumprirem a decisão terão uma multa diária determinada conforme cada funcionário atendido de forma irregular.

Com seu maior concorrente, a MC Donalds, a Burguer King teve seus desafios para ficar no topo do fast-food.

Há vários anos, as duas empresas se envolveram em campanhas de marketing provocativas. O Burger King, em particular, ficou conhecido por suas campanhas publicitárias diferenciadas e ousadas que frequentemente atacavam o McDonald’s diretamente.

Essas provocações, apesar de intensas, sempre foram vistas com bom humor pelos clientes e admiradores, já que contribuíram para a notoriedade e o sucesso contínuo de ambas as marcas. Essa rivalidade segue até hoje, com cada empresa inovando e mudando suas estratégias para atrair consumidores e manter sua relevância no mercado global de fast food.

Vale ressaltar que prover uma alimentação adequada aos colaboradores é uma obrigação trabalhista para empresas que mantêm funcionários em expediente nos horários em que ocorrem as principais refeições do dia.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: