Justiça condena Ypê por live em apoio a Bolsonaro durante campanha de 2022

IPÊ

Justiça condena Ypê por live em apoio a Bolsonaro durante campanha de 2022

Decisão pode ser contestada pela empresa no Tribunal Superior do Trabalho.

A empresa Química Amparo, proprietária da marca de detergentes Ypê, foi condenada por realizar uma live em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha de 2022. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) e publicada na última quinta-feira (4).

A condenação foi baseada na acusação de assédio eleitoral. A sentença impede a Química Amparo de realizar propaganda eleitoral a favor de qualquer candidato político e estabelece uma multa de R$ 100 mil caso a Ypê volte a fazer propaganda política direcionada aos funcionários.

Veja também: Guia prático ajuda a identificar fake news na internet

Veja também: Competição internacional de vinhos: Brasil conquista 240 medalhas no Brazil Wine Challenge

Veja também: Passagens aéreas por R$ 200: Nova iniciativa beneficia aposentados do INSS

Veja também: REPERCUSSÃO: O que pode acontecer com argentina filmada imitando macacos em roda de samba?

A decisão do TRT-15 ainda pode ser contestada pela empresa no Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Esta decisão foi em segunda instância, já que, em dezembro de 2023, a Química Amparo havia sido condenada pela Vara do Trabalho de Amparo (SP), onde está localizada uma de suas fábricas.

Em resposta, a empresa afirmou ser apartidária.

A Química Amparo, uma empresa brasileira com mais de 70 anos de atuação no país, enfatizou que não comentará detalhes sobre os processos judiciais em andamento. Em uma declaração oficial, a companhia destacou seu compromisso com a neutralidade política e sua dedicação contínua ao desenvolvimento e investimento no Brasil.

A análise do caso seguirá para as instâncias superiores, refletindo o respeito da empresa pelo devido processo legal e pela transparência.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) moveu a ação contra a empresa, alegando que a Ypê teria realizado uma palestra para persuadir os trabalhadores a votarem no candidato da situação, com o tema “cenário eleitoral pós-primeiro turno”.

As informações são do UOL.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: