Fruticultores Brasileiros devem seguir práticas sustentáveis para atender mercado Europeu

pé de manga

Fruticultores Brasileiros devem seguir práticas sustentáveis para atender mercado Europeu

Conforme a Associação Brasileira de Produtores de Frutas (Abrofruta), cerca de 74% das frutas exportadas pelo Vale do São Francisco são levadas para países da Europa. Esse enorme serviço requer grande cuidado, visto que os europeus lideram vários debates ligados às chamadas estratégias ESG, sigla em inglês que significa ambiente, social e governamental.

Isso nos mostra que os produtores precisam ficar cada vez mais alertas às suas práticas que garantam a sustentabilidade de suas produções: Ela é uma exigência do seu maior mercado consumidor e isso dar um impacto no negócio do produtor.

Produção no campo

Todas essas informações e observações foram muito importantes para conduzir o programa da Expo Manga 2024, que foi realizada em Petrolina nos dias 25 e 26 de julho. O episódio reuniu cerca de 1 mil membros, como os fornecedores de tecnologias, produtores produtores na produção de manga. A programação abordou como tornar a produção de manga cada vez mais sustentável e os desafios para colocar em prática.

Observar cuidadosamente essas questões e agir de forma eficiente pode oferecer uma vantagem significativa, abalando diretamente o crescimento dos negócios nos mercados mais relevantes.

Esses clientes do exterior, por exemplo, estão cada vez mais solicitando provas de boas práticas agrícolas e uma gestão moderna de Recursos Humanos com sustentábilidade. E ele estão certos, o Brasil tem que se atualizar!

O mercado internacional de fruticultura é muito competitivo, e precisa de elevados padrões de qualidade na produção e comércio para se destacar.

A mudança do clima têm um grande impacto direto na produção de frutas no Vale do São Francisco. As chuvas, que têm apresentado um padrão imprevisível, trazendo grande incerteza para os produtores. Por isso, os especialistas que palestraram na Expo Manga foram unânimes em seu alerta: Os próprios produtores acabam sendo prejudicados por práticas que não protegem o meio ambiente.

Mesmo que um volume de carbono no ar seja, no inicio seja bom para o pé da manga, já que ela vai fazer mais fotossíntese, esse volume também eleva a temperatura, que afeta diretamente o metabolismo da planta, pois prejudica diretamente a produção.

Solo e irrigação bem equilibrados

Analisar o solo também é uma forma de garantir a sustentabilidade na plantação da manga, já que ele é o lugar natural do carbono.

Também fazer certificação dar reconhecimento às marcas conforme padrões internacionais de boas práticas agrícolas e de sustentabilidade.

Os produtores de frutas no Brasil garantem sua liderança no mercado, mostrando um elevado nível de responsabilidade em relação aos seus produtos e incentivando outros fruticultores a seguir o mesmo caminho.

O uso correto de sistemas de sistemas de irrigação também é um ponto importante para dar mais sustentabilidade à cultura. Com as tecnologias mais avançadas, foi reduzida a pressão da bomba, por exemplo, e a eficiência foi apromorada, diminuindo as perdas. Isso ocorre porque o volume de água necessário para o cultivo da manga cai.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: