O ataque de 11 de setembro foi um atentado terrorista nos Estados Unidos, que foi realizado pela Al-Qaeda. Quatro aviões foram sequestrados sendo que dois atingiram a famosa Torres Gêmeas em Nova York, um o Pentágono, e outro avião caiu na Pensilvânia. O ataque matou 3.000 pessoas, marcando profundamente a política e a segurança global.
Consequências do ataque
As consequências foram muitas que atingiu os EUA e grande parte do mundo. A primeira consequência foi que foram 3 mil mortos, além de grande destruição dos prédios.
Os EUA não ficou parado, e reagiram imediatamente aos atentados, e, em outubro de 2001, por ordem do presidente George W. Bush, invadiram o Afeganistão.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
Os objetivos dessa invasão eram pegar Osama bin Laden e derrubar o governo do Talibã, que era aliado do mandante do atentado: a Al-Qaeda. O governo Talibã foi derrubado, e governos democráticos foram organizados no Afeganistão, mas a situação do país nunca se estabilizou desde 2001.
Acesse também: Participante de dança dos famosos usa tornozeleira eletrônica; Descubra quem é
Acesse também: Orkut de volta? Criandor da rede social anuncia planos
Atualmente, o Afeganistão possui um governo democrático que tenta reforma-lo porém o Talibã atua como força unitária e tenta derrubar os governos estabelecidos. Algumas partes do território afegão estão nas mãos do Talibã, e a luta desses contra as tropas governamentais é frequente.
Mesmo de ter derrubado esse governo, os norte-americanos não conseguiram achar Osama bin Laden, que foi o líder da chacina. Ele só foi encontrado no dia 2 de maio de 2011, isto é, 10 anos depois, em uma casa no interior do Paquistão e morto em uma operação de tropas militares americanas. Seu corpo foi lançado, pelas tropas, no mar.
O falecimento de Osama bin Laden, foi estampada nos principais jornais dos EUA e do mundo.
O governo dos EUA tomou medidas de segurança nos voos, a tornando mais rigorosa.
Compartilhe