Ex-catador de latinhas vira referência no skate em Lauro de Freitas: ‘esperança de mundo melhor’

Na próxima terça-feira (26), Lauro de Freitas será cenário de uma iniciativa transformadora: o lançamento do projeto Educa Skate, promovido pela Organização Social De Peito Aberto. Essa ação inovadora busca não apenas incentivar a prática do skate, mas também promover inclusão social e abrir novos caminhos para crianças e adolescentes por meio do esporte, que ganhou grande destaque após sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O Brasil, que já conta com mais de 8,5 milhões de praticantes, se mostra um terreno fértil para iniciativas como essa.

“As crianças estão criando gosto pelo esporte e isso é gratificante. Ver o esporte crescendo em uma cidade que tem várias pistas de skate e as crianças curtindo, enchem de esperança para um mundo melhor”, celebra Romário de Jesus, figura conhecida e inspiradora na comunidade, que estará à frente do projeto na cidade baiana.

Natural de Cachoeira, a família chega em Lauro de Freitas no início dos anos 90, atraídos por uma oportunidade de trabalho. O pai era caseiro em um sítio, onde toda família morava; a mãe lhe transmitiu os primeiros ensinamentos sobre a vida e o valor do trabalho; e assim Romário passou sua infância tranquila. Começou a trabalhar com a mãe catando latinha, mas mesmo assim Romário não abandonou os estudos.

No inicio, ele começou no surf com uma prancha improvisada e, mais tarde, descobriu no skate uma forma de melhorar sua performance.

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Romário, que já fazia parte do Projeto Esportes Olímpicos para Todos, também da De Peito Aberto, não esconde a alegria de poder dar aulas na cidade onde perdeu amigos para a violência, mas encontrou no esporte uma saída positiva. “Hoje estou aqui como professor, vindo do mesmo lugar que esses jovens. Expectativa lá em cima com esse novo ciclo, as crianças estão muito felizes”, diz o professor, que dará as aulas duas vezes por semana no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), no centro da cidade.

 Ao todo são cerca de 100 alunos, de 6 a 17 anos que são beneficiados do projeto. Com duração de um ano, o principal requisito é estar matriculado e frequentando diariamente a escola pública. As aulas acontecem às terças e quintas, pela manhã e tarde, no contra turno escolar e todos equipamentos para a aula de skate são fornecidos pelo projeto.

Entre os alunos está Maria Eduarda de Santana Gomes, de 12 anos, que se inspira em Rayssa Leal, a “Fadinha do Skate”. Para Maria Eduarda, o projeto representa a chance de transformar um sonho em realidade. “Sempre quis praticar skate, mas não tinha condições de pagar por aulas. Agora, com o Educa Skate, vejo que posso me tornar uma atleta de verdade”, conta a jovem, animada com a oportunidade.

O Educa Skate abrange, além de Lauro de Freitas (BA), as cidades de Belo Horizonte (MG), Governador Valadares (MG) e São João da Barra (RJ).

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!