Enem dos concursos: Gabarito oficial do CNU já está disponível para acesso

enem dos concursos

Enem dos concursos: Gabarito oficial do CNU já está disponível para acesso

O governo federal divulgou nesta terça-feira (20) os gabaritos oficial das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos concursos”. Candidatos podem entrar com recurso e questionar até esta quarta-feira (21) caso considerem alguma resposta da banca incorreta.

As provas, foram neste domingo (18), tiveram 36 versões diferentes, tudo isso, para não ter fraude no gabarito. Elas estavam repartidas entre os 8 blocos, que equivalem às áreas com vagas em jogo.

Em quatro blocos, foram feitas várias versões da prova: as questões para a área eram as mesmas, mas estavam em ordem diferentes.

Com apelido de “Enem dos concursos”, (CNU) essa seleção unifica em uma única prova os processos seletivos para a contratação de servidores públicos em diversos órgãos do governo federal.

Essa é a primeira vez que esse formato de concurso unitário é utilizado. Na estreia, são oferecidas 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos. Aproximadamente 970 mil candidatos participaram das provas, o que representa menos da metade do número total de inscritos.

Quando irá sair a nota da prova escrita?

A nota da parte escrita do CNU será divulgada no dia 8 de outubro. Os participantes que concorrem a vagas que exigem somente ensino médio fizeram uma redação, enquanto os candidatos a cargos de nível superior responderam a uma questão dissertativa.

É importante observar que a nota da prova de múltipla escolha para vagas de nível superior não é apenas a soma dos acertos. Cada disciplina tem peso diferente, isso é com base os cargos que os candidatos está concorrendo.

Assim, mesmo tendo feito uma única prova, o candidato poderá receber uma nota diferente para cada carreira escolhida.

Além disso, para alguns cargos, uma avaliação de títulos também ajuda a compor a nota final.

A imagem do cartão-resposta de cada candidato será publicado no dia 10 de setembro. E os resultados finais devem sair em 21 de novembro 2024.

Veja também: Quer se preparar para o ENEM? Confira estes 4 jogos educativos

Veja também: “Enem da China” domina como o maior exame vestibular do planeta

Como funciona a classificação?

A lista de classificados considera o candidato que tiver nota mais alta, tanto para a ampla concorrência quanto para as vagas reservadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Essa lista será organizada para cada órgão, cargo e especialidade, incluindo 20% de candidatos negros, 5% de candidatos com deficiência e 30% de candidatos indígenas para os cargos da Funai.

Os candidatos às vagas reservadas precisarão passar por perícia médica ou procedimentos de verificação.

Cronograma

  • o resultado da imagem do cartão-resposta: 10 de setembro ;
  • Divulgação das notas finais: 8 de outubro ;
  • Envio dos títulos: 9 e 10 de outubro ;
  • Previsão de divulgação dos resultados finaiss será 21 de novembro ;
  • Início da convocação para posse: janeiro de 2025 ;

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: