Empresários são presos suspeitos de sonegar impostos de R$ 35 milhões na Bahia

Dois empresários foram presos suspeitos de sonegar R$ 35 milhões em impostos. O grupo ocultava bens e valores através de familiares e laranjas. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) descobriu as fraudes e prendeu os empresário na Bahia e Minas Gerais, sem especificação das cidades.

Os suspeitos pertencem a um conglomerado do setor de mineração, processamento e comércio de minerais, que não teve o nome divulgado publicamente. Além das detenções, foram executados quatro mandados de busca e apreensão em ambos os estados, com o objetivo de coletar provas e documentos que possam ampliar as investigações.

O grupo empresarial teria utilizado várias formas para evitar o pagamento de ICMS, principal tributo que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços no Brasil.

Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Entre as práticas ilícitas, destaca-se a emissão de notas fiscais com dados falsos e a simulação de compras e vendas que nunca ocorreram. Esse processo criava uma aparência de legalidade nos documentos fiscais, o que permitia ao grupo reduzir substancialmente os valores a serem pagos.

Também eles eram tão espertos que não faziam o recolhimento do ICMS declarado mensalmente, parcelavam a dívida apenas para simular regularidade com fisco e nunca quitavam os valores, o que resultava em um acúmulo de dívidas em vez de paga-las.

Veja também: Pesquisa inédita mostra presença de cocaína em tubarões no Rio

Veja também: Você é manipulador? Responda “sim” a estas perguntas e descubra

Veja também: Recém-nascido é deixado em banheiro de UPA com bilhete pedindo cuidados

O setor de mineração possui regras tributárias específicas por causa do impacto ambiental e à exploração de recursos naturais.

Sonegação impostos afeta não apenas o fisco, mas também o desenvolvimento de serviços públicos e a economia local do país. Os dinheiros de impostos de empresas vão também para educação, saúde e segurança da cidade.

Do ponto de vista do empresário

Para muitos empresários, a carga de impostos no Brasil é muito alta e até dificulta a sobrevivência do negócio. O valor que algumas empresas pagam em tributos anualmente é tão alto que daria para comprar várias casas e carros de luxo! Esse custo acaba impactando diretamente o caixa e infelizmente leva alguns a buscarem maneiras de driblar o sistema.

Seria uma ótima opção baixar os impostos? Imagine se os impostos fossem menores e mais tranquilos de pagar. Muitas empresas teriam menos motivos para tentar fugir das regras, e mais condições para crescer, contratar novos funcionários e até investir em inovação ou até mesmo investir em energia sustentável.

Sonegar imposto é crime!

Compartilhe

📱 Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias em tempo real:

Grupo do WhatsApp

📸 Não perca nenhuma atualização! Siga-nos no Instagram:

Coruja News no Instagram

© Todos os direito reservados ao Coruja News! Não é permitido cópia!