Com bloqueio do X, a BlueSky conquista um milhão de novos usuários brasileiros em três dias

rede social

Com bloqueio do X, a BlueSky conquista um milhão de novos usuários brasileiros em três dias

Nas últimas semanas, a rede social BlueSky teve um aumento de cerca de um milhão de novos usuários brasileiros. Esse crescimento veio em meio à suspensão do antigo Twitter, a rede chamada X.

Uma nova lei foi decretada nesta sexta-feira (30/8) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A plataforma, criada pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, e liderada atualmente por Jay Graber, tem atraído brasileiros desde que se tornou independente em 2021.

O BlueSky, parecido com o ‘X’, permite aos usuários publicar textos curtos, compartilhar fotos, e republicar conteúdo, criando um ambiente familiar para os antigos usuários da rede X. A plataforma percebeu que o Brasil tem sido um dos principais responsáveis por bater novos recordes de atividade, com um aumento constante no número de seguidores, curtidas e interações.

A suspensão da rede X no Brasil, ocorreu após uma série de conflitos entre Elon Musk, atual proprietário da plataforma, e o STF. Moraes ordenou o bloqueio após Musk se opor a nomear um representante legal no país e também por incentivar discursos extremistas. Musk criticou a decisão, segurando que estava em jogo a liberdade de expressão no Brasil.

Veja também: Os 10 Bilionários que mais aumentaram sua riqueza em 2023

Veja também: Orkut de volta? Criandor da rede social anuncia planos

Elon Musk trocou o nome Twitter por “X” para refletir sua visão de inovadora plataforma para transformar em um”app tudo-em-um” que integra diversas funcionalidades. O “X” também é uma referência recorrente em seus negócios. Ele tem uma empresa com o nome SpaceX, e simboliza inovação, futuro e potencial ilimitado.

A rede ‘X’ tem muitos usuários no Brasil, na faixa de 21,5 milhões, e sua suspensão fez os brasileiros procurarem outras alternativas para navegar, como o BlueSky e o Threads. Desde abril, surgiu a polêmica de que haveria a suspensão e milhares de brasileiros migraram para o BlueSky, e a adesão se intensificou após a confirmação do bloqueio.

A moderação do BlueSky é uma das particularidades que tem atraído novos usuários. A rede social tem como foco em impedir conteúdos indevidos, como assédio, discurso de ódio e fake news.

Outra rede social que ganhou força após o bloqueio do X foi o Threads, Lançado em julho pela Meta para competir diretamente com o X. O Threads é bem parecido com o ‘X’, em suas primeiras sete horas de funcionamento, ganhou 10 milhões de usuários. Agora, com o bloqueio do X, muitos brasileiros passaram a criar ou reativar seus perfis no Threads.

O bloqueio do antigo Twitter, abriu portas para novas para novas plataformas de mídias sociais. O futuro ainda é incerto, mas o comportamento dos usuários brasileiros mostra uma disposição para explorar novas redes e adaptar suas formas de comunicação.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: