Dois suspeitos de causar incêndios na Amazônia são presos

queimadas amazonia

Dois suspeitos de causar incêndios na Amazônia são presos

Uma operação deflagrada pela Superintendência da Polícia Federal (PF) no Acre para o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão por crimes ambientais que teve a prisão de duas pessoas no município de Boca do Acre, no Amazonas. Os suspeitos são acusados pelos crimes de desmatamento, impedimento de regeneração e de provocarem incêndio em uma área de 950 hectares de terras públicas federais.

O delegado Ytalo Fernandes de Albuquerque explicou que a operação começou após sistemas de segurança identificarem a área desmatada, localizada na divisa entre Acre e Amazonas. Os suspeitos invadiram a terra, desmataram rapidamente e depois colocaram fogo para transformar a área em pasto.

Essa operação faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento, que tem como objetivo identificar e punir os responsáveis pelas queimadas e evitar que novas ocorram, ajudando a proteger a Amazônia.

O delegado também destacou que essa foi a sexta operação da PF em 15 dias e que já houve uma redução no número de incêndios na região desde o início dessas ações.

O que podemos fazer para acabar com os incêndios intencionais:

Denunciar: Se você souber que alguém está desmatando ou fazendo queimadas tem que denunciar ás autoridades;

Essas práticas ilegais não só destroem a vegetação, mas também afetam a biodiversidade, liberam grandes quantidades de carbono na atmosfera, contribuem para as mudanças climáticas e prejudicam comunidades locais. Só faz mal para o planeta e para os humanos também.

Como denunciar:

O processo é simples e fique tranquilo que é anônimo.. isto é, ninguém vai saber que foi você que denunciou.

Disque Denúncia: Em muitos estados, há um número de telefone específico para reportar crimes ambientais. O IBAMA, por exemplo, disponibiliza o Disque Denúncia Ambiental no número 0800-61-8080, onde qualquer pessoa pode relatar irregularidades de forma anônima.

Essa atitude pode ajudar a reduzir os incêndios propositais e proteger a Amazônia.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: