Estudantes produzem soluções em embalagens sustentáveis na feira Nacional de Feiras de Ciências

projeto bahia

Estudantes produzem soluções em embalagens sustentáveis na feira Nacional de Feiras de Ciências

A 5ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que ocorreu em Brasília, teve a participação de estudantes do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, no município de Palmeiras-BA. No evento, eles apresentaram o projeto “EcoBoxs: uma alternativa sustentável para reaproveitar o papel descartado no ambiente escolar”. A equipe fez a viagem com o suporte da Secretaria da Educação do Estado (SEC), com a finalidade de demonstrar de que maneira as soluções inovadoras podem ajudar no desenvolvimento sustentável e na conservação do meio ambiente.

As EcoBoxs são fabricadas com papel reciclado, obtido a partir dos papéis descartados no ambiente escolar. O material recolhido é triturado, dissolvido em água e peneirado em telas para papel reciclado. Após a secagem total do material, são montadas as embalagens.

Os alunos Marina Bandurra de Oliveira Almeida, Gustavo Lima Sousa e Tiago Guimarães, são orientados pelo professor Jadson Souza e representando o Núcleo Territorial de Educação da Chapada Diamantina (NTE 3), expressaram seu entusiasmo ao participar do evento que reúne representantes de todo o país. Marina, de 17 anos e no 3° ano, compartilhou sua felicidade: “Participar desta experiência é fora de série. Nunca imaginei que teria a oportunidade de estar em uma feira de ciências tão grande, e fora da minha cidade e com pessoas tão importantes. É maravilhoso estar aqui representando a Bahia com um projeto que foi cuidadosamente planejado, desenvolvido e sonhado por mim e meus colegas.”

O professor-orientador Jadson Souza deixou claro sobre a importância desse incentivo para os estudantes da rede. “Eu sou muito grato à SEC por acreditarem que nós, professores, temos feito um trabalho de qualidade. Sem esse apoio, a nossa participação não seria possível. Alunos do interior da Bahia, em muitas situações, é um público que não tem condições de fazer uma viagem como esta e esse apoio é de extrema importância para que os projetos dos nossos estudantes ganhem o mundo”.

Com iniciativas como estas, a Bahia segue firme no compromisso de formar uma geração de estudantes com habilidades científicas e tecnológicas, promovendo um futuro de inovação e sustentabilidade.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: