Cantor Léo Santana afirma que registro de ‘Faz o L’ é livre de disputa política

faz o L

Cantor Léo Santana afirma que registro de ‘Faz o L’ é livre de disputa política

Hoje surgiu boato que Léo Santana colocou Lula(PT) na justiça, pelo fato de usar o bordão do cantor que é ”FAZ O L”. Léo se pronunciou e esclareceu, nesta segunda-feira (9), a situação. Conforme o artista, o “único processo que está em andamento é sobre o bordão ‘FAZ O L’ é o pedido de registro de marca”. 

“A minha música, meus shows e meus bordões não têm qualquer vínculo com partidos político. Meus bordões têm como única função: levar alegria aos meu fãs. O ‘FAZ O L’ já foi utilizado pelo presidente Lula durante sua campanha e continua sendo usado”, explicou o artista. 

“Além disso, nos meus shows, eu geralmente peço ao público para ‘FAZER O L’ se estiverem curtindo o momento. E meu nome é Léo Santana o L inicialmente surgiu disso. Seria impensável imaginar que eu teria a intenção de processar ou cobrar alguém, principalmente o presidente do nosso país”, concluiu.


Conforme a empresa responsável pela carreira de Léo Santana, a Salvador Produções, o registro da marca foi solicitado desde em abril de 2023, e está em análise no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), porém ainda não foi finalizado. “Não há, nem haverá, qualquer ação judicial contra o presidente Lula, o atual presidente do Brasil, contra partidos políticos ou qualquer pessoa que use ou deseje usar a expressão ‘FAZ O L’.”, garantiu.

Expressão igual, mas o gesto é diferente

O uso político do termo não é completamente igual. Enquanto Léo Santana “faz o L” usando os dedos polegar, indicador e médio, a referência gestual ao L de Lula é feita apenas com os dedos indicador e polegar. Confira a imagem no início do artigo.

Em 2022, Léo Santana comentou sobre problemas envolvendo sua música “Vai dar PT” e o bordão “Faz o L”. Os dois indiretamente pode dar uma conotação de PT, (PARTIDO DOS TRABALHADORES, E FAZ O ”L” DE LULA);

Ele conta em 2022 que quando está fazendo o showfica pensando se faço ou não o ‘L’. ‘Será que vão pensar que sou do partido politico?’ Em alguns eventos como em praças públicas, os contratantes pedem que eu evite por conta de brigas. ‘Dá para diminuir? Pode não cantar essa música?’ Porém, não tem nada disso relacionado à política”.

A expressão ‘dar PT’ é uma gíria popular brasileira que significa ‘perder totalmente o controle’, ou seja perder o controle geralmente ao consumo excessivo de álcool.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: