Nova regra no Concurso Unificado autoriza anotação de respostas

concurso unificado brasil

Nova regra no Concurso Unificado autoriza anotação de respostas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos optou por distribuir uma folha para cada candidato inscrito no Concurso Público Nacional Unificado, cuja prova ocorrerá no próximo dia 18 de agosto. Essa folha, que poderá ser levada para casa, permitirá que os mais de 2 milhões de participantes anotem as respostas que marcaram durante o exame. Cada folha será entregue no respectivo período das provas: uma pela manhã e outra à tarde.

Essa alteração resulta de um acordo em uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União.

Os candidatos só poderão usar essas folhas para anotações se permanecerem na sala até os 30 minutos finais das provas de cada turno. Além disso, a folha com as anotações das respostas da prova da manhã não poderá ser levada para dentro da sala à tarde, devendo ser guardada no envelope fornecido pelos fiscais para guardar objetos pessoais como telefones e chaves.

Mudança

Inicialmente, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) decidiu não fornecer essas folhas por questões de segurança, devido ao uso por quadrilhas para fraudar concursos. No entanto, a decisão foi alterada em resposta aos pedidos dos candidatos, resultando em um acordo entre o MGI, a Defensoria Pública da União e o Ministério Público para permitir que os candidatos comparem suas respostas com os gabaritos oficiais.

“Entendemos as expectativas e o direito dos candidatos de registrar suas respostas. Cada candidato receberá uma folha de rascunho do cartão de respostas com o número exato de questões, permitindo o preenchimento preciso”, explicou Alexandre Retamal, coordenador-geral de Logística do CPNU.

Retamal destacou duas regras importantes: a folha de respostas usada pela manhã não pode ser levada para dentro da sala à tarde e deve ser colocada no envelope fornecido pelos fiscais.

Veja também: “Enem da China” domina como o maior exame vestibular do planeta

Horários

Os candidatos farão as provas conforme um dos oito blocos temáticos de cargos escolhidos no ato de inscrição.

Pela manhã, os portões dos locais de provas do CNPU serão abertos às 7h30 ( pelo horário de Brasília). Nesse turno, os inscritos para os blocos de nível superior (1 a 7) responderão 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas e uma redação.

No período da tarde, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília). Os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7) responderão a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos. Os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas. As provas de nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período da manhã.

Cartão de Confirmação
O Cartão de Confirmação de Inscrição será liberado no dia 7 de agosto, no site da banca examinadora, a Fundação Cesgranrio [https://cpnu.cesgranrio.org.br/login]. Todos os candidatos devem verificar possíveis mudanças nos locais de prova, após três meses de adiamento devido à situação de emergência no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas em maio.

Para consultar o cartão, o participante deve acessar a área do candidato com login e senha únicos do portal do governo federal, o Gov.br.

Embora não seja obrigatório, o MGI recomenda que os participantes levem o cartão de confirmação no dia das provas remarcadas.

No dia da prova:

No dia 18 de agosto, as provas do Enem dos Concursos serão realizadas em 228 municípios espalhados pelas 27 unidades da federação. Os candidatos devem se atentar a alguns itens essenciais para a prova: é necessário levar uma caneta esferográfica preta e transparente, uma garrafa d’água também transparente e, se desejarem, alimentos em embalagens fechadas.

Celulares e outros dispositivos eletrônicos são permitidos, porém devem ser desligados e guardados em envelopes fornecidos pelos fiscais durante a realização da prova.

Após a aplicação das provas, os cadernos de questões serão divulgados em formato PDF a partir das 20h do mesmo dia. A imagem do cartão-resposta dos candidatos estará disponível em 8 de setembro. O concurso unificado conta com 2,1 milhões de inscritos competindo por 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.

O coruja news separou algumas sugestões para se dar bem na prova:

Gestão do Tempo Durante a Prova

Divisão do Tempo: Divida o tempo disponível entre as áreas de conhecimento, deixando tempo suficiente para revisar as respostas e, se necessário, corrigir erros.

Não Enrosque: Se uma questão estiver difícil, marque-a e siga em frente. Volte a ela depois, evitando perder tempo e energia.

Cuide da Saúde Mental e Física

  • Sono e Alimentação: Nas semanas que antecedem a prova, mantenha uma rotina de sono regular e uma alimentação equilibrada. No dia da prova, alimente-se bem, mas de forma leve.
  • Relaxamento: Pratique técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, para lidar com a ansiedade e manter a calma durante a prova.

Conheça as Regras do Exame

Documentos e Materiais Permitidos: Certifique-se de levar os documentos exigidos e saiba o que pode e não pode levar para a sala de prova.

Horário: Fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões para não correr o risco de perder a prova.

No Dia da Prova

Revise o Essencial: Na véspera, faça uma revisão leve dos principais pontos, sem exageros.

Hidratação: Leve uma garrafa de água e um lanche leve para consumir durante o exame, mantendo-se hidratado e energizado.

Mantenha a Calma

Foco e Concentração: Durante a prova, mantenha o foco e evite distrações. Lembre-se de que você se preparou e que está apto para realizar uma boa prova.

Confiança: Confie no seu preparo e faça o melhor que puder, sabendo que o ENEM do concurso é uma oportunidade de mostrar todo o conhecimento adquirido.

Fonte: Agência Brasil

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: