Abaixo os dias e horários de maior fluxo de saída de veículos da capital em direção ao interior; a estimativa é que a BR 324 deva receber um movimento de 370 mil veículos no período
O São João, festa mais tradicional do Nordeste, já começou em toda a Bahia. Este período registra o maior fluxo de veículos nas principais rodovias do estado em direção aos polos de festejos juninos, exigindo cuidados redobrados da PRF e dos viajantes para garantir a segurança de todos.
Atenta a esta situação, a PRF BA intensificou as ‘blitzes’ em todas as regiões do estado desde o início do mês, visando assegurar conforto e segurança aos usuários. Um dos principais focos das equipes é coibir a imprudência de condutores apressados, que colocam em risco a vida dos demais motoristas nas rodovias federais durante as festividades do São João.
Para exemplificar, entre segunda-feira, 17 e dia 19, foram registradas 1.144 imagens de veículos em velocidade incompatível, capturadas por radares portáteis estrategicamente posicionados em pontos críticos.
A conscientização dos motoristas no trânsito é crucial para a segurança de todos. Condutores informados e responsáveis são menos propensos a cometer infrações, reduzindo o risco de acidentes. A educação no trânsito promove comportamentos seguros, como respeito aos limites de velocidade, uso do cinto de segurança e atenção às condições da via.
Além de prevenir sinistros, a conscientização contribui para um fluxo mais harmonioso e eficiente de veículos, diminuindo congestionamentos e poluição. Campanhas de sensibilização e fiscalização rigorosa são essenciais para cultivar uma cultura de responsabilidade e empatia no trânsito, preservando vidas e recursos públicos.
Os números são alarmantes, especialmente na BR 324, que correspondeu a quase 65% dos flagrantes nesses três dias. No trecho de Amélia Rodrigues (Km 520 a Km 540 da BR 324) foram capturadas 738 imagens de veículos em velocidades superiores ao permitido.
A imprudência é um dos principais fatores relacionados a acidentes de trânsito, causando ou potencializando sinistros, gerando sobrecarga no sistema público de saúde, prejuízos econômicos e, o pior, deixando mortos e feridos.
Por isso, a PRF coíbe com rigor essa conduta, fiscalizando e autuando os motoristas que trafegam fora do limite permitido. A PRF reforçará ainda mais a fiscalização com o uso do radar móvel, visando preservar vidas.
Fonte: Nucom PRF/BA
Compartilhe