Porque evitar os microplásticos na sua vida? Se proteja agora

micro-plastico

Porque evitar os microplásticos na sua vida? Se proteja agora

Os microplásticos são pequenos plásticos que estão em contato em todos os ambientes, como água, ar e solo, e também no corpo humano. As vezes pode ser encontrado em partes internas do corpo como o sangue, cérebro e na placenta. Ele está presente em muitos lugares e podem contaminar alimentos, cosméticos e embalagens. Então, como diminuir a exposição a esses contaminantes?

Fazer algumas medidas simples, como evitar o uso de água engarrafada em plástico, pode ajudar. Estudos recentes revelaram que uma garrafa de um litro pode conter em média 240 mil partículas de plástico.

Cozinhar deve ser livre de plástico

Evite usar plástico na cozinha!! A recomendação é escolher itens de vidro ou aço inoxidável, ou até mesmo de madeira. Quando os itens que entram em contato com calor, o calor pode fazer com que o plástico se degrade mais rapidamente. Colocar alimentos no recipiente plástico no micro-ondas também é prejudicial.

No café:

É normal em locais de trabalho, tomar café em copos descartáveis, porém não é a melhor decisão, visto que esses materiais podem liberar substâncias químicas que em contato com o calor pode ser prejudicial à saúde.

Em vez disso, considere alternativas mais seguras, como copos de papel que são menos arriscados. Outra opção é utilizar copos reutilizáveis de vidro ou cerâmica, que são duráveis e seguros para bebidas quentes. Esses objetos ajudam a manter o café quente por mais tempo e também a diminuir o uso de descartáveis.

No que diz respeito aos alimentos como peixes e frutos do mar são especialmente fáceis de ser contaminados por conta da poluição marinha. Eles acabam engolindo o microplastico e que é acumulado em seus tecidos. Quando nos alimentamos, esses microplásticos podem ser absorvidos pelo corpo humano e se acumular em órgãos, como fígado, pulmões e intestinos.

Eles também podem conter toxinas e substâncias químicas perigosas que se acumulam no plástico, e em resultado disso, acaba se agravando riscos à saúde do indivíduo. Estudos indicam que essa exposição pode estar associada a problemas endocrinos, inflamações e até o câncer.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: