Pacientes ganham nova ferramenta da Anvisa para consulta de medicamentos similares

Pacientes Ganham Nova Ferramenta da Anvisa para Consulta de Medicamentos Similares

Pacientes ganham nova ferramenta da Anvisa para consulta de medicamentos similares

Você sabe o que é um medicamento similar? De acordo com a legislação, um medicamento similar contém o mesmo princípio ativo, na mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica que o medicamento de referência. Em outras palavras, ele é equivalente, podendo diferir apenas em aspectos como tamanho, forma, validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.

Desde 2003, com a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 134, a Anvisa tem exigido que os medicamentos similares comprovem segurança, eficácia e qualidade, além de serem intercambiáveis com os medicamentos de referência, semelhante ao que ocorre com os genéricos.

Após o período de adaptação às normas, a maioria dos medicamentos similares agora possui a comprovação de equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, assegurando uma substituição segura.

“A maioria dos medicamentos similares atualmente possui comprovação de equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que assegura uma substituição segura”, afirmou a Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou novas diretrizes para que pacientes e profissionais de saúde possam acessar informações atualizadas sobre medicamentos similares intercambiáveis.

Alteração

Desde 2014, a Anvisa publicava e atualizava uma lista de medicamentos similares intercambiáveis. No entanto, esse método se mostrou ineficaz, já que a lista rapidamente se tornava desatualizada com os novos registros de medicamentos similares, que podem ocorrer quase semanalmente.

Com as novas diretrizes para obter a relação de medicamentos similares intercambiáveis por meio de um sistema de consultas, a proposta é que as informações sejam atualizadas diariamente, garantindo dados mais recentes do que a publicação de listas.

Veja também: Câmara aprova lei para plantar árvore a cada registro de nascimento

Instruções

Como verificar se um medicamento similar é intercambiável e com qual medicamento de referência?

  • Acesse a seção de consulta de medicamentos – clique aqui;
  • Preencha os campos: nome do produto ou número do registro;
  • Você será redirecionado para uma tabela com o produto correspondente à sua busca;
  • Clique na linha do produto desejado;
  • Você será redirecionado para as informações detalhadas do produto – verifique o medicamento de referência com o qual o produto é intercambiável no campo medicamento de referência.

A Anvisa também informou que a intercambiabilidade deve ser indicada na bula do medicamento similar. Portanto, uma maneira de confirmar a intercambiabilidade é consultar a própria bula do medicamento.

Fonte: Agência Brasil

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: