Assim como em todos os países, o Brasil também tem muitas pessoas com QI alto que estão “escondidos” por aí. Um exemplo notável é o pequeno Bento, que tem apenas seis anos.
Bento Medeiros Versuti nasceu em Peruíbe, litoral de São Paulo, em 9 de junho de 2018. Conforme com a mãe do garoto, Helen, Bento já mostrava seu alto potencial desde os primeiros meses de vida. Por isso é muito importante os pais observarem o desenvolvimento do bebê desde o início.
Helen Medeiros, que é psicóloga, contou algumas das experiências que teve com o pequeno Bento quando ele era mais novo. Em um dessas histórias conta que observou nele o nível alto de entender a coisas quando ele ainda tinha somente 10 meses.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar
“Ele estava brincando comigo com um caminhão de bolinhas coloridas, e eu falei ‘pega a bolinha azul para a mamãe’, e quando eu fui pegar, ele pegou a bolinha azul na minha frente”, disse ela feliz que seu filho foi inteligente.
Como psicóloga, a mãe notou que seu filho de fato tinha algumas caracteristicas especiais. Por isso, começou tirar foto e filmar algumas atitudes e estimular mais o garoto, o menino já sabia falar e também dizer todo o alfabeto quando completou um ano de idade.
Veja também: Estudante Baiano de 16 anos cria ferramenta inovadora para ajudar na redação do Enem
Veja também: Oportunidade: Construtora anuncia 60 vagas em Salvador e região metropolitana
Depois de muitas boas surpresas e felicidades com Bento, Helen preferiu levá-lo para uma avaliação neuropsicológica para analisar o QI do garoto.
Como já imaginava, ele foi comprovado que Bento é superdotado, uma nomenclatura dada a crianças mais inteligentes que o normal para a idade.
O que é QI
QI, ou Quociente de Inteligência, é uma medida que avalia a capacidade mental de um indivíduo, contendo habilidades como raciocínio, resolução de problemas e compreensão verbal. O teste e faz por meio de avaliações padronizados que ajuda a diagnosticar o potencial da mente.
Algumas figuras históricas conhecidas por terem tido QI alto incluem:
Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Albert Einstein, Marie Curie e Nikola Tesla foram figuras muito inteligentes que tiveram o QI fora da curva perante a sociedade.
Bento quando completou seis anos, fez novamente a análise de QI. Ele está mais inteligente que antes; Realmente ele é um gênio, mesmo aos 6 aninhos.
Ou seja a inteligência de Bento está no nível de apenas 1% da população atual. Por isso, ele foi convidado a se unir à MENSA, uma sociedade internacional que reúne pessoas com QI superior à média.
Na escola, Bento recebe um tratamento diferenciado, estudando conteúdos de séries mais avançadas. Sua mãe, Helen, observa que ele gosta e se dar super bem em áreas como geografia, música, matemática e astronomia, e também se interessa por idiomas.
Helen ressalta que a superdotação de Bento aumenta a necessidade de responsabilidade e cuidado dos pais.
É de extrema importância que os pais incentivem o desenvolvimento dos filhos desde o vente. Estimular o bebê no ventre com músicas, conversas e estímulos sensoriais pode promover habilidades cognitivas e quem sabe ajudar a ter um QI alto. Esse envolvimento desde a gestação contribui para uma base sólida para o aprendizado futuro.
Compartilhe