Mais de 20 crianças passam mal após dedetização em escola na Bahia

escola

Mais de 20 crianças passam mal após dedetização em escola na Bahia

Foi feita uma dedetização na escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, no distrito de Caravelas, no extremo da Bahia. Terminou com 24 pessoas internadas após passarem mal nesta terça-feira (10). Desse total, 21 eram alunos da escola e 3 eram funcionários.

Além dos alunos, um porteiro e dois professores foram levados para duas unidades de saúde de Teixeira de Freitas, a cerca de 23 km de distância da escola. Segundo informações da Prefeitura de Caravelas, o município realiza dedetização em todo o município entre dezembro e junho.

A direção da escola solicitou o serviço de dedetização neste mês de setembro após identificar a presença de aranhas e outros insetos. No entanto, a empresa responsável não fez o serviço no dia que foi pedido, na sexta-feira (6), por causa do feriado da Independência do Brasil, que ocorreu no sábado (7).

Segundo a diretora da escola, o serviço foi feito na segunda-feira (9), por volta das 14h. A informação dada pela empresa responsável era de que o espaço poderia ser utilizado após seis horas. Toda via, nesta terça-feira, por volta das 9h, mesmo passado mais tempo que a empresa disse, os alunos e funcionários começaram a passar mal.

Veja também: Merendeira vítima de acidente com panela de pressão permanece internada

Veja também: Prefeita de Aporá escapa de tentativa de assassinato

Uma aluna sentiu um cheiro muito forte e em seguida desmaiou.

“As prós chegaram e começaram a abrir as janelas da sala e deixar a porta aberta. E eu comecei a passar mal”, contou.

Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas conta que, os alunos foram atendidos na Unidade Materno Infantil (UMI) e na UPA. Entre os sintomas foram: tontura, coceira no corpo, náuseas, dor nos membros inferiores e falta de ar.

Todos eles foram atendidos e estão sendo analisados, com a saúde estável. As aulas retornarão entre quinta (12) ou sexta-feira (13). Será realizada uma limpeza na escola, além de uma vistoria pela Secretarias de Educação, Saúde e Vigilância Sanitária.

A dedetização em escolas é muito importante para controlar pragas, como insetos, aranhas e roedores, pois podem transmitir doenças e até levar alguém a óbito. Contudo, cuidados rigorosos são necessários após a dedetização para evitar riscos à saúde.

É fundamental realizar o procedimento durante períodos em que não há presença de pessoas, como fins de semana ou feriados, e garantir uma ventilação adequada dos espaços após a aplicação dos produtos.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: