Insônia causada por pesadelos pode ser indicativo de demência

insonia

Insônia causada por pesadelos pode ser indicativo de demência

Você presta atenção no que acontece durante os seus sonhos? Se não tem esse hábito, vale a pena começar a entender as imagens que se formam em sua mente enquanto dorme. Pesadelos frequentes, especialmente aqueles que causam insônia, podem ser um sinal precoce de demência.

Um estudo britânico liderado por Abidemi I. Otaiku, do departamento de neurologia da Universidade de Birmingham, acompanhou os sonhos de mais de 3 mil pacientes.

Otaiku afirma que “nossos sonhos podem revelar uma quantidade surpreendente de informações sobre a saúde do nosso cérebro”. Segundo ele, ter pesadelos frequentes durante a meia-idade ou na velhice pode estar relacionado a um risco aumentado de desenvolver demência. Por outro lado, o sono profundo é conhecido por proteger contra a demência.

Relação entre pesadelos, insônia e demência

Publicado na revista eClinicalMedicine, o estudo analisou dados de saúde e sonhos de pacientes norte-americanos. Foram coletadas informações de 600 pessoas, com idades entre 35 e 65 anos, ao longo de nove anos. Além disso, 2,6 mil pessoas com 79 anos ou mais foram acompanhadas por cinco anos. No início da pesquisa, nenhum participante tinha diagnóstico de demência.

Veja também: Corpo de alpinista desaparecido há 22 anos é encontrado mumificado no Peru

Pesadelos semanais e risco de declínio cognitivo

O pesquisador descobriu que os participantes de meia-idade que tinham pesadelos semanais eram quatro vezes mais propensos a enfrentar o declínio cognitivo na década seguinte. Participantes mais velhos tinham duas vezes mais probabilidade de serem diagnosticados com demência.

A relação entre pesadelos frequentes e demência futura era mais forte em homens do que em mulheres. Homens mais velhos com pesadelos semanais tinham cinco vezes mais probabilidade de desenvolver demência em comparação com homens que não tinham pesadelos. Em mulheres na mesma faixa etária, o aumento do risco foi de 41%.

Sinais da demência nos sonhos

O estudo encontrou uma relação entre demência e pesadelos que causam insônia, mas não estabeleceu uma relação causal. Alterações no cérebro de pessoas com declínio cognitivo podem causar sonhos ruins, mas essa hipótese ainda precisa ser confirmada em estudos futuros.

Anteriormente, Otaiku participou de um estudo que relacionou pesadelos frequentes com o risco de Parkinson, reforçando a ideia de que alterações cerebrais dessas doenças causam sintomas perceptíveis nos sonhos.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: