Índia lidera como maior poluidor de plástico global, diz pesquisa

india poluicao

Índia lidera como maior poluidor de plástico global, diz pesquisa

Conforme o relatório publicado nesta quarta-feira (4) por uma equipe de pesquisadores, a Índia é o maior poluidor por plásticos do planeta. Apontam o perigo caracterizando a queima irregular do lixo desse material. Para quem pensou que era os E.U.A está enganado!

Os ciêntistas da Universidade de Leeds, analisaram que em 2020 foram jogados no meio ambiente 52,1 milhões de toneladas de plástico como garrafas, brinquedos, vasilhas. Vale lembrar que a Índia é o país mais populoso do mundo, com 1,428 bilhão de habitantes.

Com 9,3 milhões de toneladas, isto é, quase um quinto do total global, a Índia é o maior poluidor do mundo. O número, segundo os autores, reflete sua grande população e o fato de que no país tem pouca coleta de lixo e também pouca utilização na sustentabilidade.

Os lixos não coletados representam, a principal fonte de poluição plástica nos países do hemisfério sul, conforme aponta o estudo publicado na revista Nature.

Na segunda posição do ranking, está a Nigéria, com 3,5 milhões de toneladas, e em terceiro lugar a Indonésia, com 3,4 milhões de toneladas.

Veja também: Por que os oceanos estão mudando de cor? Entenda por que!

Veja também: Veja qual o melhor país da America Latina para morar após os 60 anos

Veja também: Porque evitar os microplásticos na sua vida? Se proteja agora

Já a China, é frequentemente considerada o maior poluidor em outros quésitos como o ar, e aparece em quarto lugar, com 2,8 milhões de toneladas de plástico.

Isso se deve ao fato de que os dados sobre a China estão “mais atualizados e refletem avanços significativos na adoção de práticas como a incineração de resíduos e seu descarte mais controlado.”

“No passado, os governadores do país achavam um obstáculo enfrentar esse problema, em parte pela falta de dados de boa qualidade”, apontou Ed Cook, um dos pesquisadores. A analise indicou que espera que o estudo ajude a “prover recursos, que são escassos, para enfrentar de maneira eficaz a poluição por plástico”.

Conforme a pesquisa, cerca de 30 milhões de toneladas de plástico (57% do total despejado no meio ambiente) foram queimadas sem controle algum em 2020.

Tais queimadas, sejam elas em casas particulares ou nas ruas ou em aterros, têm danos perigosos para a saúde e para o planeta.

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: