Um hospital particular está com 100 vagas abertas para exames de próstata gratuitos em Salvador. Os atendimentos serão entre segunda (25) e sexta-feira (29) e homens a partir de 50 anos poderão ser atendidos.
Os exames serão feitos no Hospital Mater Dei, na Avenida Vasco da Gama, e fazem parte da campanha Novembro Azul, mês de combate ao câncer de próstata.
O Novembro Azul é uma iniciativa que busca promover o debate público sobre a saúde do homem, alertando sobre o câncer de próstata.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

O câncer de próstata é o segundo tipo com mais casos de falecimentos entre homens, alcançando 15.841 no último levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA)
No Brasil, a campanha foi promovida pela primeira vez em 2011. Isso ocorreu graças a uma das ONGs mais ativas na promoção de saúde e conscientização a respeito do câncer: o instituto Lado a Lado pela Vida.
Desde então, vem sendo incorporada e difundida a nível nacional em ações do Ministério da Saúde com foco no cuidado com a saúde do homem.
Os interessados devem entrar em contato via Whatsapp com o número (71) 98221-3364 e agendar o atendimento.
Para se consultar gratuitamente no hospital, é preciso:
- ter próstata;
- ter a partir de 50 anos;
- ter a partir de 45 anos (em casos de histórico na família);
Antes do exame, o paciente não pode praticar esportes intensos e utilizar bicicleta ou motocicleta. Além disso, é preciso estar em abstinência sexual (sem relações sexuais ou masturbação) nas 72h que antecedem o exame.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, e muitos não apresentam sintomas nos estágios iniciais. Conforme a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 1.582 pessoas morreram em decorrência do câncer de próstata na Bahia apenas em 2023. Em 2024, até o dia 17 de outubro, foram registradas 1.106 mortes. Detectar a doença precocemente aumenta as chances de tratamento eficaz e menos invasivo.
Muitos homens não apresentam sintomas nos estágios iniciais da doença, mas é possível observar sinais em fases mais avançadas, como por exemplo:
- dificuldade em urinar;
- necessidade de urinar com mais frequência;
- sangue na urina ou no sêmen.
Embora muitos homens não apresentem sintomas nos estágios iniciais, deve-se observar os sintomas acima. Já o tratamento depende do estágio em que a doença é descoberta. Em casos em que a doença é descoberta em fase inicial, pode ser feita a cirurgia de remoção da próstata, radioterapia ou vigilância ativa, quando o paciente é monitorado regularmente sem intervenção imediata.
Em casos mais avançados, as opções incluem terapias hormonais e quimioterapia.
Essa é uma chance única de cuidar da sua saúde de forma gratuita e melhor ainda em hospital particular. Não espere os sintomas aparecerem: o diagnóstico precoce salva vidas! Aproveite essa oportunidade e compartilhe com amigos e familiares.
Compartilhe