Na Praça Sete de Setembro, no coração de Ribeirão Preto (SP), uma árvore tem gerado grande preocupação entre os moradores da região. No entanto, o risco de queda não é o maior problema; a questão é que, há cerca de seis anos, um homem em situação de rua transformou a árvore em sua morada improvisada.
Esse comportamento acumulador tem deixado a área ao redor da árvore suja e com um cheiro desagradável, já que o homem tem levado diversos tipos de lixo para o local e até faz suas necessidades fisiológicas ali. Laura Aparecida Silva, uma aposentada que mora de frente para a praça, comentou sobre a situação: “Ele só quer saber de ficar ali, a casinha dele é lá, mas ele deixou o lixo e vem um mau cheiro”.

A praça, que é um dos principais pontos culturais da cidade, onde se realizam várias atrações aos finais de semana, sofre com a falta de manutenção, o que agrava ainda mais o quadro de abandono. O local, que poderia ser um ponto de lazer e convivência para todos, se tornou um reflexo da negligência com a infraestrutura urbana.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: Quero Participar

Com as chuvas dos últimos dias, o homem não foi visto no local, mas os vizinhos temem que, assim que o tempo melhorar, ele retorne à sua morada na árvore. O caso desperta uma reflexão importante sobre a falta de políticas públicas de apoio a pessoas em situação de rua e a necessidade urgente de manutenção nos espaços públicos da cidade.
Compartilhe