O Banco Central (BC) anunciou uma nova funcionalidade para resgate de dinheiro ‘esquecido’ em instituições financeiras. A partir de terça-feira (27), será possível habilitar uma solicitação automática de resgate de valores no Sistema Valores a Receber (SVR). É preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro e verificação em duas etapas ativada para ativar o serviço.
Até então, os clientes precisavam checar manualmente se tinham alguma quantia a receber. Os valores são relativos a quantias esquecidas ou inesperadas em algum banco, consórcio ou outra instituição financeira. Neste mês, o Banco Central informou que existem R$ 9,13 bilhões em “recursos esquecidos” pelos clientes.
A solicitação automática é exclusiva para pessoas físicas e está disponível apenas para quem possui chave PIX do tipo CPF. Quem ainda não possui essa chave, deve cadastrá-la junto à sua instituição financeira. O cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp: 👉 Quero Participar 🔔
Como habilitar o serviço
- Acesse o gov.br
- Informe o seu CPF e senha
- Consulte o SVR com CPF e data de nascimento
- Caso tenha valores a receber, selecione a vinculação da conta por meio do Pix com CPF
- Habilite a função
Ainda segundo o Banco Central, as instituições financeiras que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitação manual.
Veja também: INSS começa a devolver descontos indevidos nesta segunda (26); veja como será o reembolso
“O cidadão vai poder informar dentro do SVR que ele gostaria de que, quando um recurso estiver disponível, ele seja enviado diretamente para a conta que estiver associada à chave Pix do tipo CPF”, explicou a diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Izabela Moreira Correa, em entrevista coletiva.
Compartilhe