Com sistema de reconhecimento facial, SSP já capturou 1.900 foragidos na Bahia

reconhecimento facial

Com sistema de reconhecimento facial, SSP já capturou 1.900 foragidos na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu a marca de 1.900 foragidos da Justiça alcançados, na quarta-feira (18), com a captura de um homem procurado por prática de roubo. A prisão aconteceu na capital baiana.

Acionados pela equipe do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), equipes da Polícia Militar acharam o foragido. Somente em 2024, a tecnologia encontrou 647 pessoas com mandados de prisão.

A tecnologia, lançada em 2019, é utilizada em locais estratégicos da capital, em cidades da Região Metropolitana de Salvador e em diversas áreas do interior do estado. Hoje, o sistema abrange cerca de 80 municípios.

Veja também: Foragido é preso ao ser identificado por câmeras na Fonte Nova durante jogo do Bahia

Veja também: Esposa leva marido ao hospital por constipação e descobre garrafa presa no ânus

Das capturas, cerca de 25% eram procurados por roubo, 21% foram presos por homicídio, pouco mais de 19% possuíam dívida de pensão alimentícia, 13% por tráfico de entorpecentes e 5,7% por estupro.

Muito importante ter essa ferramenta para a localização de procurados. As câmeras estão monitorando em todo o lugar;

Com o monitoramento constante, permite que as forças de segurança atuem de forma mais precisa, reduzindo o tempo de resposta em situações de risco.

As prisões aconteceram nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias D’Ávila, Vera Cruz, Pojuca, Simões Filho, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Jequié, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Itaberaba, Ilhéus, Candeias, Madre de Deus, Itamaraju, Irecê, Itaparica, Barreiras, Valença, Serrinha, Luis Eduardo Magalhães, Cruz das Almas, Santo Estevão, Ibotirama, Ipiaú, Itacaré, Euclides da Cunha, Salinas da Margarida, São Miguel das Matas, São Félix, Itagi, Guanambi, Conceição do Coité e Casa Nova.

Grandes eventos

As câmeras com Reconhecimento Facial são usadas não apenas em locais fixos, mas também de forma móvel em grandes eventos, com o apoio das Plataformas Elevadas de Observação (POE).

A tecnologia é aplicada em eventos como o Carnaval, as Lavagens do Bonfim e de Iemanjá, as festas de São João, o Festival Virada, além de eventos esportivos. Em algumas dessas ocasiões, o sistema também é utilizado para contar o número de pessoas presentes.

Fonte: Ascom/SSP

Achou interessante? Compartilhe este contéudo: