Alunos do Rio aprendem a fabricar produtos de limpeza sustentáveis em projeto escolar

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Alunos do Rio aprendem a fabricar produtos de limpeza sustentáveis em projeto escolar

Estudantes do Ciep Carlos Drummond de Andrade, no Rio de Janeiro, fabricam seus produtos de limpeza durante as aulas de ciências. Sabão, detergente e desinfetante que são usados na escola são produzidos pelos próprios alunos.

O compromisso deles é pura sustentabilidade e transformar óleo de cozinha em sabão. Para isso, utilizam ingredientes simples e baratps, como água, álcool, bicarbonato de sódio e essência. Misturam tudo no liquidificador até ficar homogêneo e, depois, colocam o produto em frascos pequenos.

”No nosso dia a dia, compramos vários produtos de limpeza, como detergente e desinfetante… sem ter noção de como são produzidos. Aqui na escola é diferente. Nós mesmos colocamos a mão na massa e fabricamos os produtos, além de produzir de forma sustentável.” diz estudante Vitor Daniel, aluno do 2º ano do ensino médio.

A iniciativa veio da professora de biologia, Kelly Sperandio, que nunca gostou de aulas de rotina e queria deixar a aula mais atrativas com aprendizado para os alunos e também ensinando a importância da sustentabilidade.

”Sou um tipo de professora que não gosto de monotonia, gosto de inovar e fazer coisas diferentes. A rotina me incomoda, então imagine como deve ser para um adolescente? A escola não é apenas um lugar para aprender, mas sim para viver experiências e tentar algo novo,” afirma a professora.

“Eles estão assimilando uma matéria, um assunto de forma diferenciada. Não é só passar o conteúdo no quadro, é pôr a mão na massa, e com certeza durante a vida adulta eles lembrarão desta experiência”, afirma.

Além de terem que lidar com a responsabilidade ambiental, os alunos enfrentam outro desafio: o Ciep Carlos Drummond de Andrade é uma escola intercultural, onde todas as atividades e aprendizados são realizados em inglês.

A Gabriela, aluna do Ciep, amou fabricar os produtos de limpeza e levou a ideia e levou para a casa. Segundo ela, fazer os produtos é muito mais econômico.

Agora, a turma se prepara para uma nova fase que é fazer experimentos no laboratório de química da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Uma forma de unir a educação ao meio ambiente e quem sabe ao empreendedorismo.

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É crucial incentivar estudantes, principalmente do ensino médio a acreditarem mais em si mesmos e a se dedicarem nos estudos. Quando os alunos recebem apoio, eles tem mais confiança em si, melhoram suas notas e gostam mais de aprender.

O incentivo também ensina a enfrentar desafios, a valorizar o esforço e a persistir isto é, nunca desistir dos alvos.

Também este incentivo sustentável pode despertar habilidades e interesses que eles nem sabiam que tinham. Por isso, é fundamental criar um ambiente positivo com novidades na sala de aula, onde os estudantes se sintam valorizados, motivados e prontos para se tornarem bons cidadãos no futuro.

“Com as oportunidades que a escola nos dar, e o que os professores nos ensinam, podemos fortalecer muito nosso conhecimento, o que vai nos ajudar bastante se decidirmos fazer uma faculdade, conseguir um emprego melhor, garantir um bom salário e ter uma vida mais tranquila”, diz, esperançoso, Felipi César, aluno do 2º ano.

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